quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resenha #4 - Divergente

Postado por Unknown - quarta-feira, julho 24, 2013 - com 3 comentários
Título: Divergente 
Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth 
ISBN: 978-85-7980-131-0 
Páginas: 502 
Ano: 2012 
Tradutor: Lucas Peterson 
Editora: Rocco 










Resenha

A sociedade em que Beatrice (Tris) mora é dividida em cinco facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição), cada uma delas tem uma função e todas juntas completam essa sociedade. As divisões são feitas de acordo com as características de cada pessoa e as facções vivem em paz há muitos anos.

Tris é da Abnegação, uma facção que visa ajudar o próximo e viver na maior simplicidade possível, sem conforto algum. Em sua casa, seus pais não permitem que os filhos questionem sobre o trabalho ou o passado deles. Lendo isso, eu senti como se essa família não passasse de uma falsidade total, porque família sem diálogo não é família, né!? 

O grande dia se aproxima, Tris e seu irmão Caleb passarão pelo teste de aptidão, que determinará qual facção se encaixa no perfil de cada um. Ela está cheia de dúvidas sobre seu futuro e isso só piora quando acontece algo diferente em seu teste, o resultado é que ela é DIVERGENTE e aqueles que são descobertos, são banidos, por isso ela não pode contar a ninguém.
Tris escolhe uma facção com a qual ela se identifica mais, porém seu pensamento nunca será 100% voltado para aquela facção, ela sempre terá um conflito interno.

Não posso deixar de falar do Quatro, que é um herói não tão bonzinho com seus iniciantes e pega pesado com todos eles. A coitada da Tris apanha pra caramba nos treinamentos, chega a dar dó!

Achei a narrativa muito boa, o livro prendeu minha atenção. A autora Verônica Roth não se prende tanto aos detalhes, ela foca mais nos sentimentos dos personagens, principalmente da Tris, já que a narração é em primeira pessoa. Justamente por isso, tudo o que acontece no livro é pelo ponto de vista dela, porém eu gostei bastante. Outro ponto que vale ressaltar é que Tris tem um temperamento bem instável, às vezes é forte e destemida, outras é fraca e insensata e acredito que seja dessa forma por ela ser divergente e por isso seus pensamentos não segue apenas uma linha, mas sim várias.

O próximo livro da trilogia é Insurgente e já está disponível no Brasil. O último livro, Allegiant tem previsão de lançamento para outubro nos Estados Unidos, sem data prevista para o Brasil.

Divergente será adaptado para as telonas e as filmagens já começaram. Tris será interpretada por Shailene Woodley e Quatro será interpretado por Theo James. Ainda não tem data prevista para lançamento, acredito que seja no meio de 2014.







Categorias: ,

3 comentários:

  1. Sou louco para ler essa série. Passei a gostar de distopias com Jogos Vorazes (que pra mim é uma trilogia perfeita) mas tem muita gente que diz que Divergente é igualmente bom. E a resenha só aumentou a minha vontade e curiosidade...

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiêeee!
    Ganhei os Divergente e Insurgente, mas ainda não comecei a ler. Lista enorrrrme e eles tiveram que entrar na fila. =/
    Nem vou ler a resenha... fico anciosa. Hahahah

    Seguindo, flor!

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É MUITO BOM VER BLOGS DE LEITURA SURGINDO...BOA SORTE!!!

    SEGUINDO...

    GOSTA DE DECORAÇÃO? DÁ UM PULO LÁ NO BLOG QUE TEM POST NOVO....

    http://gabryelaalmeida.blogspot.com.br/2013/07/biblioteca-em-casa.html

    ResponderExcluir