quarta-feira, 25 de junho de 2014

Resenha #51 - A Trajetória de um Publicitário Comum

Postado por Unknown - quarta-feira, junho 25, 2014 - com 17 comentários
Ficha Técnica

Título: A Trajetória de um Publicitário Comum
Autor: André Porto Alegre
ISBN: 978-85-8230-110-4
Páginas: 144
Ano: 2014
Editora: Matrix

Resenha

Oi, gente! Primeiramente quero anunciar que voltamos à ativa. E sei que vocês merecem saber o motivo do nosso sumiço, que basicamente é a faculdade. Final de semestre é sempre complicado, final de semestre que antecede o TCC é mais ainda. Estava tão atolada de coisas pra fazer que nem ler eu conseguia. Mas agora as férias chegaram e pretendemos colocar tudo em ordem.

Recebi o livro "A Trajetória de um Publicitário Comum" da Editora Matrix, que aliás deve ter pensado que demos um balão neles, mas peço desculpas novamente pela demora, a correria não permitiu que eu lesse o livro antes. Eu estava muito, mas muito ansiosa para lê-lo com calma porque esperava que fosse acrescentar muito para a minha profissão. Para quem não sabe, sou publicitária e foi isso que me fez solicitar esse livro.
Ele conta a história de André Porto Alegre, um publicitário muito renomado de São Paulo. 

O livro inicia com um prefácio escrito por ninguém menos que Luiz Lara, presidente da Lew'Lara/TBWA, uma das maiores agências de publicidade de São Paulo. Em seguida, André Porto Alegre faz uma definição de publicitários, onde nos compara com "Contadores de Histórias" e a descrição dele me fez chorar, porque eu amo demais minha profissão e o André a descreveu da melhor maneira possível. Aqui vai um trechinho: 

"Estudamos, e não é pouco, para, cada vez mais, contar melhores histórias. Mais verdadeiras, mais éticas, mais bonitas. Não temos preconceito quanto à forma. Contamos história na TV, no cinema, no rádio, nas revistas, nos jornais, nos outdoors, na internet, e hoje, cada vez mais, inventamos novos locais, milhares deles, para contar nossas histórias. Esse é um propósito. Onde houver alguém, descobriremos uma forma de contar histórias."

Ele comenta também sobre o ensino na área de Publicidade no Brasil. A partir desse ponto, a história se desenvolve no momento em que André entra para a faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, no curso de Jornalismo. Ele é de Porto Alegre, está morando sozinho em SP e precisa correr atrás do seu primeiro estágio. Consegue entrar numa empresa pequena que vende anúncios de classificados e então começa a crescer muito rápido. Ele passa por renomadas empresas como Folha de São Paulo, Maurício de Sousa Produções, Y&R entre outras, isso com menos de 30 anos de idade. Ele atua na parte de consultoria, atendimento, enfim, trata diretamente com os clientes e é muito bom no que faz, inclusive percebi pelo livro que ele é ótimo com as palavras e sabe mostrar ao cliente aquilo que ele precisa. André também dá dicas de como se comportar em várias situações, cita como está o mercado publicitário e isso eu achei bem legal.

Mas, como boa publicitária, eu não poderia deixar de questionar o título. Acredito que o André não teve a oportunidade de conhecer o mercado do interior. É tudo muito, mas muito diferente. Eu não sei dizer se a realidade em São Paulo é essa para todos, mas não acho que alguém de classe média-alta, que estuda na Cásper Líbero, uma das faculdades mais caras de comunicação do país e que começou a trabalhar porque queria, seja comum. Aqui, o buraco é bem mais embaixo. E, pelo que sei, São Paulo também não é tudo isso. Conheço várias pessoas que saíram do interior para trabalhar lá achando que iria mudar de vida e voltou para casa decepcionado. 

Em uma determinada parte do livro, há um capítulo com o título "Estudar é preciso, trabalhar não é preciso" e depois explica que os alunos devem correr atrás de palestras, workshops e coisa e tal. Acontece que a realidade aqui é outra, se você não trabalhar em qualquer área que seja para pagar a faculdade, tem que trancar. E quando se forma, entra na área para ganhar R$1000 por mês sem chance de crescimento. Sempre pergunto para os meus amigos publicitários: "Vocês já viram alguém com mais de 35 anos que trabalhe em agência e não seja o dono?" e a resposta é sempre o mesmo "não" desanimador. O mercado do interior está saturado de pequenas agências e é difícil ver alguma com mais de 15 funcionários. Ou seja: ou você vira dono ou muda de área. Mas, mesmo com tudo isso, eu amo publicidade.

Enfim, creio que esse livro não vá funcionar muito bem para quem é do interior porque terão os mesmos questionamentos que eu, não nego de forma alguma que o André seja um ótimo profissional, sem dúvidas ele é sensacional e conseguiu sozinho chegar onde chegou. Mas, na minha opinião, talvez ele não seja tão comum assim. Na verdade, ele foi uma exceção à regra.




sexta-feira, 6 de junho de 2014

Biruta lança "Morada das Lembranças": livro narra a história de Imigração Europeia e da Revolução Russa

Postado por Unknown - sexta-feira, junho 06, 2014 - com 0 comentários
Exibindo Morada das lembranças.jpg

“Fugimos como fogem aqueles que não têm escolha: largam repentinamente sua identidade e seguem tentando não deixar vestígios.”

Mais do que a história de uma família, essa é a história de um povo que viu o passado se desfragmentando durante a guerra civil. Em Morada das Lembrança, a escritora e psicóloga Daniella Bauer leva o leitor por uma viagem no tempo que começa em 1920, na Rússia.

Uma mãe e seus dois filhos pequenos, sofrendo com o assassinato do pai, partem em busca de um futuro desconhecido para fugir do caos que se instalou durante a Revolução. Na primeira etapa da fuga, embarcam em um trem com destino à Polônia, onde ficam hospedados por poucos dias na casa de um antigo amigo da família. Na segunda e mais difícil etapa, rumo ao Rio de Janeiro, embarcam na precária terceira classe de um navio, onde convivem por quase dois meses com cerca de 770 pessoas, lidando com suas memórias, doenças e muita fome.

Para essa família, o Rio de Janeiro não se apresenta como a “Cidade Maravilhosa”, mas como um recomeço sem escolhas, onde deveriam reaprender a viver em uma nova cultura, com novo idioma, novas vidas e identidades.

Através dos olhos de uma menina inicialmente assustada, mas bastante corajosa, acompanhamos essa trajetória que desperta inúmeras perguntas, muitas das quais permanecem sem resposta.

Com uma narrativa intensa e recheada de dilemas, Morada das Lembranças tece um lindo bordado com os testemunhos de desafios vividos em forma de rejeição, violência, preconceito e muitas perdas. Daniella Bauer, no entanto, trata de todos esses assuntos com muita delicadeza e intensidade, por acreditar que “carregar muitas histórias sem contá-las, tendo muitas vidas que guardar, nos torna pessoas pesadas, por demasiado entristecidas.” Dessa forma, cativa o leitor até as últimas frases, firmando sua convicção de que “bravos e corajosos são aqueles que fizeram de sua vida uma história a ser compartilhada.”

Sobre a autora
Nascida no Rio de Janeiro em 1970, Daniella veio com a família ainda menina morar em São Paulo. Graduou-se em Psicologia, com Aprimoramento em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual. Também desenvolveu seu trabalho no setor de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina. Contribuiu com pequenas histórias infantis para as revistas Toca e Peteca. Apaixonada por histórias e literatura, resolveu ousar no caminho da escrita. Morada das Lembranças é seu romance de estreia.

Sobre a Editora Biruta
A Editora Biruta, criada no ano 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido incluídos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.
Morada das Lembranças, Daniella Bauer, R$ 41,50, ISBN 978-85-7848-136-0, a partir de 14 anos, 200 páginas.

Todos clamam pela Trilogia dos espinhos em classic edition!

Postado por Unknown - sexta-feira, junho 06, 2014 - com 2 comentários
Exibindo prince_BROCHURA.png


A aclamada Trilogia dos Espinhos, de Mark Lawrence, consagrada entre a nova geração de leitores em todo o mundo, tem se revelado também um grande sucesso entre as obras de fantasia publicadas no Brasil nos últimos anos. Buscando sempre atender a todos os pedidos dos nossos leitores, a DarkSide® Books tem a alegria de anunciar que em breve o primeiro volume, Prince of Thorns, chega às livrarias, agora em Classic Edition, em brochura. Com capa exclusiva, que destaca o nome da trilogia, preço mais acessível (um pedido quase diário dos fãs de fantasia), esta edição é ainda mais especial, já que inclui também o Prólogo e o Primeiro Capítulo de King of Thorns, o volume 2 da Trilogia dos Espinhos, além de um marcador destacável e personalizado para todos que resolverem se aventurar nesta saga entre os espinhos.
Aí está, como vocês pediram! O mesmo livro, a mesma saga de Jorg Ancrath, agora em nova roupagem e com conteúdo exclusivo, mas com o mesmo acabamento que segue o padrão quase psicopata de qualidade da DarkSide® Books.

Publicada originalmente em capa dura, a Trilogia dos Espinhos teve os volumes 1 e 2, já lançados. O terceiro e último volume, Emperor of Thorns, está previsto para a metade do segundo semestre de 2014, assim como os respectivos volumes em brochura.

“Tenho um carinho especial pelos leiTores do Brasil e quero que minha hisTória chegue a Todos. Foi com esse inTuiTo que criei a saga de Jorg ancraTh.”

– Mark Lawrence, autor da Trilogia dos Espinhos–

“nunca li nada parecido antes.”

– Rick Riordan, autor da série Percy Jackson –

Ficha Técnica
Título | Prince of Thorns
Série | Trilogia dos Espinhos
Autor | Mark Lawrence
Tradutor | Antonio Tibau
Editora | DarkSide®
Idioma | Português
Especificações | Brochura | 360 páginas
Dimensões | 16 x 23 cm
Preço sugerido | R$ 39,90
Lançamento | Junho 2014

Sobre o autor
Mark Lawrence é um cientista que trabalha com o desenvolvimento de inteligência artificial, e tem acesso liberado a informações secretas dos governos norte-americano e britânico. Prince of Thorns é seu aclamado livro de estreia. King of Thorns e Emperor of Thorns completam a Trilogia dos Espinhos. 

Saiba mais: http://princeofthorns.com/


Mais informações: vc@darksidebooks.com | www.darksidebooks.com.br