quarta-feira, 7 de maio de 2014

Editora Biruta lança "Primavera", romance estoniano do século XX

Postado por Unknown - quarta-feira, maio 07, 2014 - com 10 comentários


Em uma cidade do interior da Estônia, Arno Tali e seus amigos farão incríveis descobertas enquanto aguardam a chegada da estação mais esperada do ano: a Primavera.
Entre aulas de matemática, histórias de terror, festas de batizado e batalhas de bolas de neve, o livro contará o dia a dia desses meninos e meninas que levam um estilo de vida simples (e muito divertido!).
A narrativa, sensível e detalhada, se passa em um colégio paroquial e traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo, no início do século XX.  A tradução da obra para o português foi feita diretamente do idioma estoniano, o que enriqueceu ainda mais os aspectos culturais de Primavera, bem como as ilustrações, em preto e branco, que caracterizam o estilo rural da época da narrativa.
Apesar de ser uma história temporal, as crianças de hoje em dia conseguem facilmente criar relações com os personagens, mediante o contato entre os jovens, as brincadeiras e travessuras, as relações familiares e as semelhanças das dificuldades em crescer. Por isso, este é considerado um romance universal, abrangendo temas de todas as culturas.

Primavera é um clássico da literatura estoniana e é comparado a Charles Dickens (Oliver Twist) e Mark Twain (As Aventuras de Tom Sayer). 


Sobre o autor
Oskar Luts é o maior nome da literatura infantojuvenil estoniana e é o autor preferido de várias gerações. Seu primeiro e mais famoso livro é Primavera, escrito em 1912-1913. O romance tem desempenhado um papel importante em reavivar o sentimento de identidade nacional nos estonianos. 

Sobre o ilustrador
Sandra Jávera é artista gráfica, nasceu em 1985 e formou-se em Arquitetura na Universidade de São Paulo, em 2011. Ilustra livros para diferentes editoras e, além disso, já colaborou com jornais como a Folha de S. Paulo e com diversas revistas como Pesquisa FAPESP, Bravo! e TPM.

Sobre o tradutor
Paulo Chagas de Souza é professor no Departamento de Linguistica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde fez sua graduação, além do mestrado e doutorado em Linguística. Durante o doutorado, Souza passou um ano estudando na Stanford University, em Palo Alto, na Califórnia, e em 2008 e 2009 fez pós-doutorado na Universiteit Leiden, na Holanda.

Sobre a Editora Biruta
A Editora Biruta, criada no ano 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido incluídos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.

Primavera, Oskar Luts, R$ 49,90, ISBN 978-85-7848-138-4, a partir de 10 anos, 432 páginas

Categorias: ,

10 comentários:

  1. Olá

    Também recebi a notícia do lançamento desse livro e fiquei interessado, acho que vou ler em breve!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. AInda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a premissa. Vou procurar para ler assim que tiver a oportunidade

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oieee, eu não me interessei pelo livro por agora, não gostei da capa e acho que não leria rsrs, mesmo assim sucesso para a editora no lançamento! Abraços :D

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que graça de livro!
    Se é comparado a Charles Dickens vai com certeza fazer sucesso.
    Leria com certeza, independente da minha idade :B

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei o livro super interessante!! Tudo bem que abrange temas de todas as culturas, mas deve dar pra aprender bastante sobre as culturas russa e estoniana também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem?
    A capa já chama logo a atenção e a sinopse é bem interessante. Não conheço a cultura desse povo, fiquei bem curiosa. E com certeza, ser comparado a Charles Dickens faz toda a diferença!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa, a ilustração é muito bonita, me despertou interesse pelo livro. Gostei muito mesmo, e a história parece ser uma delícia de ler. Definitivamente, colocarei na minha to-read list.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Achei a capa mega linda! Não é bem meu estilo de obra, mas aguardo a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei da capa mas acho que não o leria, vou aguardar a resenha :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Rayssa, tudo bem?
    Que capa mais linda *-*. Os livros da Biruta são lindos. Vou esperar sua resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir