sexta-feira, 2 de maio de 2014

Resenha #50 - Tininha e a Fada Lile

Postado por Unknown - sexta-feira, maio 02, 2014 - com 13 comentários
Ficha Técnica

Título: Tininha e a Fada Lile
Autor: Cristina Lazaretti
ISBN: 978-85-7913-197-4
Páginas: 22
Ano: 2014
Ilustrador: Paulo R. Masserani
Editora: Adonis

Resenha


Tininha estava em sua casa quando inesperadamente a fada Lile chega debilitada, pedindo por ajuda. Tininha e sua família correm para ajudar a fada, lhe oferece cuidado, alimento e atenção, porém a fada está tão fraca que mal consegue falar. Passa-se uma noite e após um descanso de pouco efeito a fada consegue explicar para Tininha que para os seres mágicos se manterem vivos, histórias e contos devem ser lidos e contados para que toda sua essência mágica continue viva e forte.

Sabendo disto a pequena menina corre chamar seus amigos e todos iniciam suas leituras para ajudar a pequena fada. Com as formas retomadas outros seres fantásticos surgem com a força da leitura.


O roteiro deste conto é bem simples, para que os seres mágicos continuem vivos (de certo modo em nossas mentes) devemos sempre lermos mais, conhecer novos gêneros e diferentes personagens. Um ótimo conceito para demonstrar a uma criança a importância da leitura, mas essa lição passa por um número de páginas que seguem com informações que não acrescentam muita coisa à história, pensamentos desconexos e algumas falas irrelevantes poderiam ser substituídos por um material mais ligado ao objetivo final do conto.

As ilustrações tem altos e baixos, assim como a narrativa, em momentos elas estão bem detalhadas, com boas texturas e sombras bem aplicadas, na página seguinte os elementos parecem chapados e certos elementos com um simples contorno. Já avaliamos outros livros da Editora Adonis e esses descuidos são difíceis de acontecer, acredito que algo possa ter apressado as o processo das ilustrações.



Esse livro infantil possui um bom objetivo com uma história que poderia ser melhor com algumas mínimas mudança de frases, mas ele cumpre o seu papel de lecionar a importância da leitura para todas as crianças.




Categorias: ,

13 comentários:

  1. Adorei a resenha, está ótima, eu gosto de livros infantis, mais ainda agora que minha sobrinha adora também, então leio para ela, gostei desse, parece ser bem legalzinho *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Faz tempo que eu não leio ilvros infantis, mas adorei a resenha e gostei das ilustrações. Mas infelizmente, sempre tem algumas coisas que deixam a desejar, né?

    Beijos,
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?
    Owwn, que fofura deve ser este livro *-*
    Sério, me deu vontade de ler *-*
    (adoro Fadas, e coisinhas assim, admito, rsrs.
    Parabéns pelo post, mas uma vez, sinceridade no teu blog <3
    Gosto daqui por isso, você faz post bem sinceros ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/05/por-que-ler-yas.html

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você achou que o livro tem tantos altos e baixos, porque a proposta dele é mesmo bem legal! Pelas fotos que você mostrou gostei do trabalho da editora, daria esse livro de presente a uma criança mesmo com as falhas que você apontou.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    p.s: não se se você sabe que seu blog tem verificação de palavras, tive que tentar três vezes para acertar os caracteres... :/

    ResponderExcluir
  5. Oie ;)
    Bem eu gosto de livros infantis, mas gosto mesmo rs sempre me divirto quando leio os da minha sobrinha. Esse é a primeira vez que estou lendo a respeito e gostei das ilustrações. Beliscões

    ResponderExcluir
  6. Oieee, eu adoro estes livros infantis, acho eles na maioria bem interativos e eu adoro ler para o meu irmão, adorei as ilustrações e vou pesquisar mais sobre o livro, valeu pela dica de leitura, Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Gosto tanto de ler esses livros para as crianças da família, ainda mais quando tem esse incentivo pra leitura, mesmo com esses altos e baixos eu gostei bastante da obra e do trabalho da editora.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo, tudo bem?
    O que me encantou foram as ilustrações, são lindas, e para as crianças isso é muito importante, pois elas são muito visuais. Que pena que em algumas páginas você encontrou alguns defeitos.
    Acho super importante incentivar a leitura.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Livros infantis = Nostalgia. É sempre bom ler um ou outro de vez em quando, lembra muito nossa infância, adoro essa leitura leve e inocente.

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse livro! Sou fã dos livros infantis e adoro as ilustrações desse tipo de livro!
    Contos de fadas são sempre bem vindoa !:D

    Beijos
    Bell

    ResponderExcluir
  11. Olá Tudo bem ?
    O livro me pareceu bem interessante por causa do seu objetivo, incentivar a leitura. Acho uma iniciativa muito boa incentivar a leitura desde pequeno já que é um livro infantil :P
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não gostei dessa história porque tem pessoas contando a história devia ser para nós ler está um orror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs do Google não sabe responder as perguntas que nós fazemos para vcs

      Excluir