terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Alguém sabe se este livro é bom?

Postado por Unknown - terça-feira, fevereiro 04, 2014 - com 21 comentários

Faço parte alguns grupos literários no Facebook e uma coisa que sempre reparo são perguntas como: "Comprei tal livro, alguém já leu e sabe se é bom?", "Estou pensando em comprar este livro, alguém já leu ele? devo comprar?" ou então "Ganhei esse livro, vale a pena ler?". Considero tais perguntas em redes sociais um tanto quanto preguiçosas, tudo bem que em certos momentos elas geram discussões interessantes, porém são a minoria. Portanto se você está com dificuldades de saber se aquele livro da capa bonita vai ser uma boa compra para uma leitura que te agrade ou se ele será abandonado em sua estante por não lhe satisfazer, aqui vai algumas dicas que podem te ajudar.


- Sinopse: Este pequeno "textinho" que se encontra normalmente na orelha ou contracapa não é apenas um enfeite, ele vai exemplificar qual tema se trata a estória que você vai ler, assim dando uma pequena introdução de como é esse novo universo que vamos adentrar com a leitura. O problema das sinopses é que são escritas para lhe mostrar tudo de bom que o livro tem a oferecer, por isso o próximo item é indispensável.

- Resenhas: No que a sinopse é utilizada para vender o livro, a resenha se destaca em mostrar os melhores e piores pontos da leitura do exemplar em questão. Procure resenhas que possuam avaliações mais técnicas, voltadas para a maneira de escrita, narração, acontecimentos do enredo, boa aplicação de personagens e sua evolução. Fuja de resenhas que apenas demonstrem sentimentos, a imparcialidade e uma boa avaliação do livro fazem muita diferença. As resenhas são muito melhores que pequenos comentários de pessoas aleatórias podem lhe oferecer.

- Avaliações: Existem redes sociais voltadas somente para o tema livros, normalmente os usuários podem avaliar os livros com notas. Vamos, lógico, levar em conta que todos podem gostar de uma coisa e você não, por esse motivo a resenha e sinopse estão antes deste item, sempre observe os comentários, desconsidere os que nunca se justificam e dê atenção aos mais elaborados.

- Leitura dinâmica: Caso você esteja em uma livraria, dê uma pequena folheada no livro, leia algumas partes, veja como o autor escreve e como os personagens se comportam, isso com certeza vai lhe ajudar e muito a identificar se aquele livro vai ser uma boa leitura.

- Páginas: Espera-se que, se você gosta de leituras mais rápidas e dinâmicas, um livro de 800 páginas não faz seu tipo, porém já tive experiências de não querer terminar de ler grandes livros, e já estar querendo morrer na metade de um volume de 80 páginas.

Espero que essas pequenas dicas façam as pessoas se focarem mais em leituras que lhe agradam e diminua os preguiçosos de plantão nas redes sociais (coisa que não vai acontecer). E se tudo isso ainda não for o suficiente, se arrisque, muito melhor do que saber que vamos ter uma boa leitura é descobrir uma ótima estória onde antes não tínhamos expectativas. E caso seu chute não acertou o gol, o livro pode ser trocado, vendido ou doado, o importante é nunca parar de ler.

Boa leitura. 




Categorias:

21 comentários:

  1. Certamente são boas dicas e vão ajudar muito se o pessoal se atentar a elas. Confesso que também acho esse pessoal preguiçoso, nem se dão trabalho de pesquisar um pouco sobre o livro, aff!

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkk adorei esse negócio de preguiça gente. É verdade!
    As dicas são ótimas e vão ajudar bastante gente.
    Eu sou super esquisita. Detesto ler as sinopses dos livros, acredita? Sempre começo uma leitura no escuro. Acho bem mais gostoso.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    www.trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse povo compra livro pelo quê? Capa? SOS. Todos os pontos que você descreveu ajudam na hora de comprar, mas confesso que dou mais atenção a sinopse, ao fato de eu conhecer ou não o autor e a escrita (sim, quando tô na livraria sempre leio o primeiro capítulo do livro antes de comprá-lo).

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!
    Vão ser úteis para muita gente!
    Eu sempre leio a sinopse de um livro antes de comprar.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!
    Até porque esse "ritual" que envolve a compra de um livro é mágico!
    Ler a sinopse e se possível o 1º capítulo dá uma boa margem de segurança.
    Resenhas são sempre válidas, mas é preciso levar em consideração gostos pessoais e principalmente a sinceridade de quem escreve rsrs
    Tb compro livros dos autores preferidos sem pensar muito, geralmente a narrativa segue determinada linha e nunca me decepciono.
    Ótimo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo....Realmente um show este seu post!! Creio que cada pessoa tem uma forma de saber em relação ao livro,mas confesso que a capa ainda é a mais chamativa sem dúvida.Mas atualmente confesso que para a leitura ou compra de um livro, a minha única dúvida é em relação se ele é único ou se há continuação...Pois atualmente muitos lançamentos são livros com continuações, e estou querendo somente livros únicos. Mas sempre leio resenhas e sempre dou uma espiadinha do livro no Skoob, para saber sua avaliação e comentários.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei as dicas, são ótimas pra quem está começando a ler agora!
    Eu já decido mais pela sinopse, gosto de um bom suspense rs
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, com certeza essas dicas são preciosas, mas dúvido que o pessoal da "preguiça" irá se atentar para elas.
    Realmente, eu acho bem chato essas perguntas em redes sociais, se não existisse nenhuma outra forma de descobrir sobre o livro tudo bem, mas existem.
    Bjs!
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Como vai?
    Adorei as dicas. Antes de comprar um livro, na maioria das vezes, leio muitas resenhas e sinopses para não me decepcionar. Às vezes, compro alguns sem saber sobre o que se trata; muitas vezes eu acerto na escolha, outras eu erro. Essas pessoas (nos grupos do facebook) enchem o saco de vez em quando; só essa semana já vi umas quatro perguntas assim. Pior é quando repetem o livro! Enfim... Suas dicas foram bastante úteis :)
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hullo! Tudo bem?
    Como diz no próprio post, essas perguntas às vezes são meio chatas e sem muita pretensão de um leitura futura. Sempre que me perguntam, eu mando link de resenhas ou então a sinopse. Ou se for alguém mais íntimo digo "vá ler!" em tom de brincadeira. Achei seu post muito criativo e vou mandar o link dele quando me vierem perguntas inoportunas do gênero. Já que eu utilizo dicas como as suas na hora da compra, há um bom tempo.
    Beijos ,
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie... Vejo muito essas dúvidas no face e muitos dos meus "amigos" do face perguntam para mim o que eu acho sobre determinado livro, quando é um livro que eu já li falo o que acho, quando eu não o li mando o link do skoob para a pessoa kkk por que lá tem muita gente falando bem e mal e assim vai... quando eu não sei se o livro é bom vejo no minimo 3 resenhas sobre ele, e geralmente tomo a minha decisão de ler ou não ele por essas resenhas.

    Beijos da Di *-*

    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  12. rsrsrsr
    Bem, independente da opinião das pessoas nas resenhas, seja negativa ou positivas, eu leio os livros, pois minha opinião costuma ser singular e quero tirar minas própria opinião.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas! Eu me baseio em duas coisas e dificilmente me engano com o livro: sinopse e capa.
    Se um dos dois não me chamar atenção eu já nem compro. Claro, que acompanho as resenhas nos blogs e elas influenciam muito minha opinião, mas a sinopse já diz muito né? kkkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas!
    Eu sou muito adepta de dar uma pesquisada na internet antes de comprar algum livro ou, quando estou apenas passeando na livraria e algo novo me chama atenção, faço uso da leitura dinâmica. Ler a primeira página é sempre uma boa ideia, hehe :)

    Beijos!!
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tipico o povo nos grupos do facebook dizer q comprou um livro e nao sabe se vai gostar .-. da vontade de dizer: pq comproooou???? kkkkkkkkkkkkk adorei o post!! se eu fosse rica eu compraria mil livros so pela capa *o* so pra enfeitar mesmo.. mas me contento comprando os livros q tenho certeza q vou gostar... por enquanto :D

    ResponderExcluir
  16. Boas dicas. Agora vou poupar dinheiro e não comprar qualquer livro...ks

    Abraços!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Meus livros, eu sempre gosto de começar a ler, sem nem ter noção da história. Eu acho melhor, acho que o livro fica mais enigmático e eu tenho muito mais surpresas. Adorei as dicas, e se tem uma coisa que eu concordo, é que é melhor quando tiver uma dúvida de um livro, ir e ler as resenhas, do que ficar fazendo essas perguntas. rsrsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das dicas , eu sempre as uso , sempre a procura de resenhas , e sempre leio a sinopse antes . Gostei , essas perguntinhas são bem comuns rs

    ResponderExcluir
  19. Legal as dicas guri, sempre e´uma boa quando estamos indeciso com algo para se ler.


    xx

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas. Quando eu vou comprar um livro especifico geralmente li alguma resenha sobre ele, ou me interessei muito pela sinopse. Também busco saber se meus amigos já leram o livro e se gostaram.

    ResponderExcluir
  21. HAHAHAHA Vejo tantas perguntas dessa que é até difícil contaar kkk
    Adorei as dicas! O tempo que a pessoa está perguntando ela poderia estar lá em outro site lendo as resenhas ou mesmo lendo a sinopse.
    Vamos deixar de preguiça galera!

    ResponderExcluir