sábado, 8 de fevereiro de 2014

Resenha #35 - Diário das Invenções: Leonardo da Vinci

Postado por Unknown - sábado, fevereiro 08, 2014 - com 15 comentários
Ficha Técnica
Titulo: Diário das invenções: Leonardo da Vinci
Titulo Original: Journal of Inventions: Leonardo Da Vinci
Autor: Jaspre Bark
Ilustração: David Lawrence
ISBM: 9788538004646
Páginas: 14
Ano: 2009
Tradutor: Alexandre Coquette
Editora: Ciranda Cultural


Resenha
Este livro em estilo "pop-up" apresenta invenções projetadas pelo grande pesquisador Leonardo da Vinci. Recebemos relatos de algumas de suas áreas de pesquisa como: navegação, máquinas voadoras, anatomia, armas militares, arquitetura e mecânica. Em seus pequenos textos, o autor nos descreve o funcionamento destas invenções e de onde surgiu inspiração para tais objetos, com desenhos explicativos e dobraduras funcionais.



Todo o livro é narrado em primeira pessoa para realmente parecer anotações de um diário, pode-se perceber que uma linguagem simples é utilizada na narração, mas alguns termos técnicos são usados sem maiores explicações, não fica claro se este fator é um estimulante para a criança se empenhar em uma pesquisa sobre o assunto, ou apenas um descuido do autor. Ainda assim alguns destes termos se tornam necessários para melhor explicar as complexas invenções de da Vinci, que na sua maioria estão muito bem descritas para uma linguagem infantil.




As ilustrações parecem que realmente foram tiradas dos originais do inventor, e os "pop-up's" estão muito bem executados, quase todos fazem movimentos para demonstrar pelo menos um funcionamento básico da invenção ali representada. Todas as páginas possuem um aspecto envelhecido, com algumas machas de papel antigo. A capa é um hardback texturizado muito bem trabalhado, ela também possui uma "tranca" que é fechado por um imã escondido na própria capa.



Mesmo este livro sendo classificado como uma leitura infantil, é algo que pode fazer um adulto se divertir muito também, os "pop-up's" complexos e as explicações simplificadas fazem deste livro uma leitura de estímulo para futuros interesses em outros livros que possam ser de caráter mais técnico ou até mesmo alavancar para um gênero mais fantástico. Leonardo da Vinci ainda causa muita admiração por suas pesquisas e obras, fazendo deste livro algo do agrado de todos.




Categorias: ,

15 comentários:

  1. Que legal! Ainda não conhecia esse livro, fiquei curiosa para ler :)
    Gostei bastante da sua resenha, muito bem escrita!

    Beijos,
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo!!
    Vi esse livro numa livraria, toda a diagramação é realmente linda, é o tipo de livro onde pais e filhos podem ler e aprender juntos, com certeza encanta as crianças e os adultos =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia , mas amei , parece ser muito legal de se ler ..

    ResponderExcluir
  4. Olá, como vai?
    Não li este livro -e, nem conhecia. Mas que livro lindo.
    Pop-up deve ser muito legal de ser, né? Pelo fato de "saltar" a imagem do livro hihi
    Deve ser bacana a leitura deste.
    Parabéns pelo post ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. :O que livro incrivel!!! qndo eu tiver mais tempo vou le-lo com certeza, e nao ousarei ler em ebook pq quero muito ver as imagens saltando do livro kkkk que massa!! deve ser incrivel ver as suas invençoes *o*

    ResponderExcluir
  6. Hullo!
    Eu simplesmente amo livros pop-up. E também amo Da Vinci, ele foi realmente um gênio que utilizou sua inteligência em outro período da história, mas até hoje influencia nosso dia a dia. Esse livro parece bem interessante, mesmo sendo infantil. Adorei conhecer um livor novo, e a resenha também.
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei esse livro e a resenha dele. Ele me parece ser bem interessante, gostei das características dele citadas, e nem parece ser um livro infantil, rs. Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre que quiser.

    Beijos,

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo!
    Que livro incrível!
    Não conhecia e me encantei <3
    As pop-ups, as ilustrações, a capa, a diagramação perfeita, a narrativa bem construída que é entretenimento para todas as idades!
    Perfeito!
    Só tenho uma palavra: Querooooo *---*
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Se tem uma pessoa do passado que me encanta é o Da Vinci. E agora que eu soube da existência desse livro, preciso dele aqui comigo. Que coisa mais linda!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Legal o livro, mais não sei se leria ele, não faz meu tipo de leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!! Pena que na minha cidade nao encontro mais livros como esse.


    xx

    ResponderExcluir
  12. OMG aquilo é o livro por dentro? De verdade? Que bacana. Gostei, parece ser bem diferente. Não me interessei muito pelo livro, mais fiquei curiosa sobre alguns detalhes.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que livro legal. Pena que em minha cidade é impossível encontrar, mas o livro é muito legal. arece ser um livro diferente, mas ao mesmo temo, muito chamativo!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia este livro ainda. Mas fiquei mito curiosa para conhecer mais sobre as criações do Leonardo Da Vinci e ainda mais porque o livro é escrito como se fosse um diário *-*

    ResponderExcluir