sábado, 15 de fevereiro de 2014

Resenha #36 - Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas

Postado por Unknown - sábado, fevereiro 15, 2014 - com 15 comentários
Ficha Técnica
Titulo: Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas
Autor: Raphael Draccon
ISBM: 9788562936333
Páginas: 440
Ano: 2010
Editora: Leya

Resenha

Bem-vindo ao reino de Azallum, localizado no continente ocidental do mundo de Nova Éter, neste reino temos uma monarquia bem estabelecida comandada há 20 anos pelo Rei Primo Branford, um filho de moleiro que liderou uma antiga caça às bruxas e, ao final de sua missão, foi consagrado Rei. A família real é composta por uma rainha e dois filhos distintos, o primogênito mais próximo à monarquia enquanto o caçula mantém relações com os plebeus. Entre a gama de personagens que são apresentados, há uma grande variedade de referências às antigas histórias dos Irmãos Grimm e outras fábulas. Além do príncipe caçula Axel Terra Branford, temos João e Maria Hanson, que escaparam quando mais jovens de uma bruxa canibal em uma casa de doces, e uma jovem chamada Ariane Narim que viu sua própria avó ser devorada por um grande lobo faminto.

A trama se inicia com a apresentação dos personagens e o reino em questão, porém os problemas começam a surgir quando o pirata Jamil Coração-de-Crocodilo, filho bastardo do Capitão James Gancho, decide se associar a uma das duas grande organizações criminosas da cidade e causar uma grande destruição em sua chegada ao porto, com essas distrações ele se esconde na cidade e começa a execução de seu plano. Com todo caos e a população debilitada, os personagens principais e alguns secundários começam a se movimentar como peças em um tabuleiro para que cada objetivo (seja ele para o bem ou para o mal) seja completado.

O ponto mais forte da trama de Dragões de Éter é toda a elaboração dos diversos personagens de fábulas aqui apresentados, é extremamente interessante ver a visão do autor para esses "seres" que agora possuem um passado e um presente recontado com mais detalhes e características distintas das imaginadas e contadas nos contos clássicos. Todo o mundo de Nova Éter é repleto destas referências às antigas fábulas, mas não apenas isso, filmes, jogos e cultura nacional é anexada também neste mundo medieval fantástico.

Podemos sentir uma tentativa sutil do autor demonstrar que os personagens possuem diversas facetas, mas eles são bem planos e seu códigos de éticas são bem estabelecidos desde o começo da narrativa. A narrativa é escrita em terceira pessoa, o narrador, além de contar a estória, também conversa com o leitor contando curiosidades e fazendo brincadeiras com as questões do tempo da narrativa. O autor consegue trabalhar bem o suspense de algumas cenas e plantar a curiosidade na mente do leitor para situações vindouras ao decorrer da trama.

Este livro foi uma surpresa agradável, além de uma estória bem elaborada e divertida, possuo alguns problemas com a personagem de chapeuzinho vermelho, não por ela ser mal escrita, mas por ela ser muito chata mesmo, é a personagem que estou aguardado a morte em futuros livros. Os irmão Hanson são muito bem trabalhados e carregam grande parte do enredo nas costas. Toda a geografia e cultura do mundo de Nova Éter me agradou muito, todas as regiões e seu povo fazem muito sentido. 

O primeiro volume desta trilogia é uma estória fechada de leitura rápida e agradável, os personagens são cativantes e a estória é bem montada e divertida.



Categorias: ,

15 comentários:

  1. Não sou muito fão do gênero, mas o livro me pareceu interessante.
    Gostei bastante da resenha, muito bem escrita e detalhada :)

    Beijos,
    http://patriciapinheirotextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie =)
    primeira resenha desse livro, gostei da capa e proposta que ele trás, faz tempo também que li algo que envolva piratas, bem estou curiosa aqui.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. A resenha esta ótima, porém esse tipo de leitura não faz meu estilo. Mas vou indicar para quem goste.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que conheço , não sei , essa capa é familiar .. Eu gostei da estória , mas não sei se eu iria ler rs

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar de Dragões do Éter, e pretendia ler sem ainda ter lido alguma resenha sobre ele. Sua resenha está ótima, elucidou bem o ambiente da estória.

    umarcoirisdeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo!
    Não conhecia o livro e a resenha me fez ficar interessada em Os Dragões de Éter, gostei da premissa e principalmente pelos personagens bem construídos e com facetas multiplurais o que cria identificação com os leitores.
    Que bom que foi uma surpresa agradável!
    Vou procurar saber mais a respeito, mas desde já está incluído na whislist.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Só eu que nao consigo ler esse livro/ Ja me falaram de montao sobre ele mas quando comecei a ler logo parei. A historia nao se desenrolou pra mim.


    xx

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito sobre esse livro, porém nunca tive a oportunidade de lê-lo. Espero que ainda esse ano eu consiga. Boa parte das pessoas que eu conheço que já leram esse livro deram ótimas críticas.

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de leitura que eu gosto, na verdade eu não consigo ler, até já tentei. Pra quem gosta desse gênero, deve ter se interessado, porque pra quem curte esses tipos de aventuras, a história parece ser muito legal!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ricardo!
    Comprei o box desse livro no Sub mas ainda não peguei pra ler, espero conseguir em breve e que a leitura flua tão bem como foi com você. Será que também torcerei pela morte da chapeuzinho?
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. Falou em magia... Falou de vc!!!
    Parabéns pelo blog!! Saudade menina de comentar aqui :D
    Gostei da sinopse e da tua resenha :D

    Beijos
    http://ariabooks.blogspot.com.br/
    fan page https://www.facebook.com/ariabooks

    ResponderExcluir
  13. eu ja tinha lido resenhas sobre Dragoes de eter e tenho muita vontade de le-lo :/ porem sempre surgem outros livros q coloco na frente dele!! eu amo esse genero de fantasia com contos de fadas *-* fa de once upon a time falando :3 tenho q ler esse ano!!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca por estórias que tenham o seu mundo mágico e que o autor usa a imaginação altíssima para escrevê-los. A capa desse livro é linda, mas sou suspeita porque amo capas que tenham tons azuis esverdeados.
    Tenho que ler!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro já foi para a listinha dos meus "desejados" a muito tempo, não vejo a hora de lê-lo. Fantasia é o meu gênero preferido, então além de estar muito ansiosa estou com muitas expectativas...
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir