quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resenha #46 - Projeto Rosie

Postado por Unknown - quinta-feira, abril 03, 2014 - com 15 comentários
Ficha Técnica

Título: O Projeto Rosie 
Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN: 978-85-01-40221-9
Páginas: 320


Resenha

Don Tilman é um geneticista sarado de 39 anos que mora sozinho e tem apenas dois amigos. Todas as suas atividades diárias estão estritamente programadas, sendo que nunca se atrasou para nada. Porém ele sabe que já passou da hora de arrumar uma companheira, mas sabe também que não tem habilidades para se socializar com as pessoas (vemos isso pelo número de amigos). Ele quer uma companheira apenas para se reproduzir e passar seus genes adiante. Don desenvolve então um questionário intitulado "Projeto Esposa", com cerca de quarenta perguntas para avaliar rigorosamente o perfil de cada uma que se candidatar. Meio machista, mas para ele é totalmente normal. Gene e Claudia, seus dois amigos que são casados, resolvem ajudá-lo.

Um dia, Gene manda uma mulher chamada Rosie ir até a casa de Don. Ele pensa que é para o Projeto Esposa, então dá o questionário para ela responder. Porém Rosie começa a mexer nas suas coisas, muda a mesa de lugar, ajuda ele a preparar o jantar, ela é espontânea e não segue regras, ela é um ser humano com seus defeitos e qualidades, quer viver a vida intensamente sem precisar calcular nada e Don não está acostumado com isso. Os dois conversam e ela conta que não sabe quem é seu pai. Don decide criar o Projeto Pai para ajudá-la a desvendar esse mistério. Os dois se envolvem em aventuras muito legais e engraçadas para conseguir o DNA de possíveis pais, Don começa a se relacionar melhor e descobre sentimentos que ele nunca pensou ser capaz de ter.

Esse livro foi uma surpresa maravilhosa para mim. O Don me lembra muuuito o Sheldon do seriado The Big Bang Theory. Ele parece não ter sentimentos, não entende ironias e tem tudo calculado. Claro que o final é previsível, mas o desenrolar da trama é sensacional. Teve vezes de eu querer dar um tapa nele para parar de ser tão calculista e dizer o que pensava! Mas no livro ele explica o motivo de ser assim, e isso não é spoiler, é porque ele sofreu bullying na adolescência e decidiu que com a sua inteligência, seria melhor do que todos. Gene e Claudia, que são os personagens secundários me cativaram muito também, principalmente Claudia. Os dois tinham um relacionamento aberto onde Gene poderia sair com outras mulheres, já que ele tinha o fetiche de transar com mulheres do mundo todo, pelo menos uma de cada país. Só que ele não percebeu que isso estava fazendo seu casamento desmoronar e quem dá um choque de realidade nele? O Don! A amizade entre esses três é muito bonita.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo Don. É uma leitura bem dinâmica, para passar o tempo mesmo. A narrativa flui muito bem e é possível ler em pouco tempo. O enredo não deixa pontas soltas e a descoberta sobre o pai de Rosie é uma das partes que mais me emocionou. Eu recomendo muito, esse foi um livro que, quando terminou, me deixou feliz. 






Categorias: ,

15 comentários:

  1. Oiee..
    Só tenho uma coisa pra falar... Eu preciso desse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu vi esse livro na promoção do submarino esses tempos mas fiquei com medo de comprar e não gostar. Mas agora já sei que vale a pena; me pareceu super interessante! Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ray! Como vai?
    Desde que lançou estou atrás desse livro. Pela sua resenha, sabe quem o Gene me lembrou? O Barney de How I Met Your Mother. Não sei se você assiste a série, é muito boa, e o livro me lembrou até mesmo pelo trio: os dois amigos casados e o amigo solteiro, sempre juntos. Parece ser um livro emocionante. Agora eu quero ler!!! Argh. Culpa sua, moça. Deve ser tudo tão fofo... <3
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,adoro livros em primeira pessoa,me lembram diário e eu amo.Estou com esse livro aqui para ler e até hoje só li coisas boas a respeito e depois de sua resenha me convenci mais ainda a ler.
    Bjs <3
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Rayssa,
    tudo bem?
    Eu acabei de comprar esse livro em uma promoção. Eu já tinha lido outras resenhas e todas foram positivas. Mas você apresentou a história com um ponto de vista diferente, gostei disso.
    Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rayssa.

    Então, estou com bastante vontade de ler o livro. Muitas pessoas falam bem dele e eu ainda não o li.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ray, tudo bem?

    Estou morreeeeeeeendo de vontade de ler esse livro, desde que foi lançado. E sempre tem promoções e eu perco :( A premissa é muito interessante, e me parece ser bem engraçado. Esse personagens nerds e atrapalhados me conquistam UEHEUHE Espero ficar tão feliz quanto você quando ler. E essa capa então? Linda demais!


    Beijos e boa semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ra, queria tanto ter ganho esse livro, como sempre me apaixonei por sua resenha,
    dá pra ver o quanto você ama ler com suas palavras. dá uma vontade enorme de ler o livro, mesmo que talvez ele não seja tão bom =)

    ResponderExcluir
  9. Poxaa que legal hem! Quando você foi descrevendo o Don, eu imaginei o Sheldon mesmo antes de você mencionar ele. rsrs.. Então, parece ser um livro comum pra mim, com um final obvio, mas mesmo assim, parece ser uma história divertida. Só uma coisa que me desanimou para ler é os amigos do Don terem um relacionamento aberto (quequeisso...?) mas tirando isso parece ser legal. E gostaria de saber o que acontece com as mulheres do projeto esposa...

    Me visita http://milleguas.blogspot.com e curte a page no face http://facebook.com.br/milleguas

    ResponderExcluir
  10. Parece uma leitura gostosa e agradável, para ser lida antes de dormir. Aquela coisa descontraída. Não uma leitura tensa, pesada e que exige de você e te tira o sono haha.
    às vezes, é bom ler livros assim.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  11. Que bom ver sua resenha e saber que o livro é legal... ^^

    Eu tinha gostado da sinopse e aproveitei uma promoção quando comprei, mas sempre fico com medo de ser um fiasco.

    Se for divertido como o Sheldon de TBBT vai ser ótimo!!! kkkkkkkkkkkk

    Boa leitura!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia
    ou
    No Wordpress: Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
  12. Ganhei esse livro ano passado de amigo secreto e ainda não consegui lê-lo. Mas depois dessa resenha, estou repensando a posição de leitura dele. Adorei a resenha. Espero gostar do livro também! Beijos

    Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Desde que li a sinopse, assim que esse livro foi lançado, foi inevitável essa comparação com o Sheldon. Esse Don é realmente muito Sheldon. kkkkkkk
    Esse livro deve ser bem divertido mesmo. Espero lê-lo muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro incrível. Não sou fã do Sheldon,mas gosto dele, sem dúvida ele é super engraçado e espero que esse livro seja assim..ksks

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gente, quando eu recebi esse livro eu amei a capa, mas não da muito por ele. Quando li me acabei de rir e me encantei pelo Don, fiquei torcendo para ele ter um final feliz. Leitura rápida e super gostosa, sempre recomendo esse livro pra quem quer descontrair lendo algo bom.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir