terça-feira, 22 de abril de 2014

Resenha #49 - O Reizinho e Ele Mesmo

Postado por Unknown - terça-feira, abril 22, 2014 - com 8 comentários

Ficha Técnica

Título: O Reizinho e ele mesmo
Autor: Luciene Regina Paulino Tognetta
ISBN: 978-85-7913-182-0
Páginas: 32
Ano: 2013
Ilustrador: Paulo R. Masserani
Editora: Adonis

Resenha

O Reizinho e Ele Mesmo é o segundo livro da coleção Falando de Sentimentos da Editora Adonis. Como eu já disse na resenha anterior, essa coleção fala sobre os sentimentos das crianças e de como é importante compreendermos aquilo que elas sentem em todas as situações.
O Reizinho era um menino comum, mas para ele, era o rei de sua casa e morava num palácio luxuoso. Ele gostava de mandar e mandava o tempo todo, sem parar. Seus súditos eram seus brinquedos e bichos de pelúcia, mas ele se cansou de falar, ordenar e ninguém lhe obedecer. Por isso, certo dia, resolveu que ele seria o rei e ele mesmo seria o súdito. Ora era o rei, que mandava os súditos fazerem tudo para ele e ora era o súdito, fazendo as coisas que o rei havia mandado.



Depois de alguns dias, ele já não gostava mais dessa brincadeira, porque ele se sentia cada vez mais cansado e menosprezado. Como súdito, ele descobriu que não é legal maltratar as pessoas e nem ser mal educado, o Reizinho pensou muito nisso e decidiu que seria melhor consigo mesmo e com as outras pessoas também.



Juntamente com esse livro, também veio um livrinho complementar para pais e professores, que reforça essa ideia de que devemos respeitar outras pessoas e nos colocar no lugar delas também antes de ofendê-las por qualquer motivo que seja. É bem completinho, para ajudar pais e professores a entender a mensagem que a autora quis passar.



Achei bem legal o tema dessa coleção e dessa história em particular, porque mostra para as crianças que não devemos fazer com os outros aquilo que não queremos que façam conosco. A narrativa é bem infantil, porém eu achei que a idade do protagonista é inferior à idade do público alvo desse livro, mas não é algo que interfira na mensagem, é apenas um pensamento que me ocorreu. As ilustrações do Paulo estão sensacionais, mais uma vez. História e ilustrações tiveram um casamento impecável, a editora fez um ótimo trabalho. Em breve tem resenha do terceiro volume dessa coleção.



Categorias: ,

8 comentários:

  1. Oi! Esse livro parece ser muito legal. Fiquei com vontade de comprar e ler para minha sobrinha de 3 aninhos, rs.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ray!
    Awwwn eu adoro vir aqui ver essas resenhas fofas infantis! Sério mesmo *-*'
    São histórias tão fofinhas @@ esse tipo de livro com moral no final deve ser mais inserido nas escolas, e mais uma vez, aplaudo a ideia de um livro complementar para os pais. Muito legal ver esse interesse da editora. *-*'

    Beijos
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayssa,
    tudo bem?
    O que mais gosto nos livros infantis é a mensagem, tem sempre uma lição que podemos aprender. E os desenhos sempre tão fofos!!! Ótima dica de leitura .
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma coleção que todos os pais deveriam ter em casa. É uma bela maneira de educar os filhos, sem castigos ou coisas do tipo. Quando os problemas são contextualizados assim, fica mais fácil para as crianças compreenderem os ensinamentos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Que gracinha!!!!

    Por isso que na minha biblioteca tem uma seção para os pequenos... quero que meus futuros filhos tenham acesso a esse mundo incrível e aprenda com livros como esse!
    Não conhecia o livro ainda, mas vou comprar. Amei a lição de moral e as ilustrações, tomara que chamem bastante a atenção dos pequenos e despertem o interesse pela leitura neles!

    Abraços!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esse tipo de história, Rayssa. Esses livros são adoráveis. Adoro comprá-los e emprestar para os meus priminhos.
    Esse parece incrível
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa coleção é muito legal! Assim como a outra! Vou correr atrás para comprar para as minhas sobrinhas..ksks

    Abraços
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ray! Como vai?
    Ainda não conhecia o livro e a coleção. Meu primo iria AMAR esse livro, adorei a indicação! Acho que livros assim, com ensinamentos importantes, são bem legais e interessantes. E os desenhos são muito fofos!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir