domingo, 20 de julho de 2014

O Guia do Mochileiro da Bienal do Livro

Postado por Unknown - domingo, julho 20, 2014 - com 22 comentários

Bem-vindo ao Guia do Mochileiro da Bienal do Livro, aqui estão quase todas (se não todas) as informações necessárias para a sua sobrevivência na vastidão de estantes e multidões de espécies variadas de leitores sedentos por novidades e compras. Faltando pouco mais de um mês para a Bienal do Livro de São Paulo, encontramos veteranos do evento como também novatos, por isso esse guia irá lhe dar algumas dicas para que tudo ocorra bem e você aproveite 100%.

1° - O Dia: escolher qual dia você vai é sempre importante, normalmente as grandes atrações acontecem aos finais de semana, mas nesses dias é que se tem o maior número de pessoas, os brindes acabam rápido, tem fila para tudo, difícil locomoção, ou seja, um "vuco-vuco" de gente. Os dias mais tranquilos, são os dias úteis da semana, você vai conseguir pegar a grande maioria (se não todos) os brindes disponíveis no dia, circular com tranquilidade e aproveitar muito o evento. Caso você só tenha a opção do final de semana, acompanhe as dicas que vão lhe ajudar a sobreviver na selva.

2° - Planejamento: saiba exatamente o que você quer, tenha sempre em foco seu objetivo e planeje muito bem antes do evento. Saiba quais livros são sua prioridade, de qual editora ele é (os estandes da Bienal são por editoras), e ao chegar no evento, veja um mapa do local e compre tudo o que você quer primeiro, depois disso pode circular tranquilamente pelo evento observados as diversidades literárias que vão estar expostas. 

3° - Transporte: parece ser uma ótima ideia você pegar seu pequeno automóvel e se dirigir ao estacionamento do evento com toda a tranquilidade e parar seu carro em um lugar seguro e próximo da entrada do local. Pois bem, isso não se aplica a finais de semana, primeiro e último dia de evento, aparentemente todos, eu disse TODOS os leitores do Brasil vão nos finais de semana para a Bienal, então espere um super trânsito dentro e fora do estacionamento, que normalmente é caro. A melhor opção por incrível que pareça são os transportes públicos, existem ônibus circulando frequentemente das rodoviárias de São Paulo te levando até o evento totalmente de graça. É normal se formar uma grande fila no final do evento, mas para que a pressa? Você já comprou todos os livros que queria durante o dia todo mesmo.

4° - Entrada e circulação: Se você escolheu um dia de meio de semana, sem problemas, chegue no evento, pague seu ingresso ou se você já tem a entrada, vá direto à roleta e pronto, você já está dentro da Bienal. Agora, se você for num dia movimentado, vamos facilitar a entrada de todos, tenha seu dinheiro trocado, de fácil acesso para, não enrole, queremos agilidade pessoal. Dentro do evento, evite multidões. Se a multidão está no estande que você escolheu, temos 2 opções: ou você deixa o estande para depois, ou encara a multidão. Agora se você estiver só de passagem, às vezes dar uma volta na quadra é mais rápido do que encarar o povo reunido.

5º -  Comprando: Ao ver aqueles milhares de livros à sua disposição, é normal uma euforia de compras tomar conta de nós, mas CALMA, a intenção das bienais é sim um menor preço de venda para aqueles livros que você tanto queria, mas não é sempre que isso acontece. Fique atento, pois aquele livro maravilho pode estar mais barato na internet, e pela euforia você acabou pagando mais por ele. Pesquisa é sempre importante, tanto antes quanto durante o evento (se for possível). 

6° - Carregamento: Você vai comprar alguns livros ou vai comprar uma "porrada" de livros? Normalmente, mesmo que sua opção seja alguns livros, você vai levar uma "porrada" de livros. Papel pesa, isso é um fato, então escolha uma mala de rodinhas, assim você enche ela com seus livros e não carrega peso, porque carregar muitos quilos de papel em uma mochila, o resultado é só 1: no final do dia vai estar com as costas doendo. Agora se você for realmente comprar poucas coisas, uma mochila facilita a circulação pelos corretores e poupa espaço.

7° -  Alimentação: Existe um horário em que a praça de alimentação se torna um inferno na terra, esse horário é das 11h às 15:h, eu recomendo deixar uma pessoa guardando lugar (se achar lugar) e o resto escolhe o que vai comer e encara as super filas (não importa o que você escolha comer, vai ter fila). Recomendo você almoçar cedo ou tomar um café reforçado para almoçar mais tarde.

8º - Autógrafos: Aquele autor que você tanto gosta vai estar presente no evento e você já pensa em quais livros levar para autografar e as fotos que vai tirar. A conta é simples, quanto maior o renome do autor que você gosta, maior a quantidade de pessoas que teve a mesma ideia que você. Observe o horário em que o autor estará distribuindo os autógrafos, chegue cedo no estande e tente seguir a fila se ela já tiver se formado. Se você não conseguiu chegar cedo para pegar seu lugar, se prepare, pois vai passar um bom tempo na fila para receber seu autógrafo.


9º -  Saída: Aqui é a parte mais simples, siga as sinalizações e logo você vai estar fora do evento. Depois é só seguir seu caminho com o coração alegre, a mochila cheia de livros e a carteira vazia (mas muito feliz).

Espero que as dicas lhe proporcionem uma melhor experiência na nossa querida Bienal do Livro.



Categorias:

22 comentários:

  1. Muito boas dicas! Eu enfrentei minha 1a bienal como blogueira caça-brindes, abraça-autores e conhece-blogueiros ano passado, aqui no Rio. E imagino que tenha sido pior pelo simples fato de serem 3 pavilhões. Levei meus lanches (quase não comprei nada lá, era mais bebida), carreguei meu carrinho e fui com roupa bem confortável. A dica mais valiosa é se programar e pegar informações com colegas que já foram. ;)
    Adorei o texto.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, posso dizer apenas que AMEI seu post, mesmo não sabendo se vou ou não para a bienal, achei o que você ressaltou aqui muito valido para os desenformados(assim como eu), e a piada sobre um monte de livro e carteira vazia, nossa isso cabe a mim, por que se eu for voltarei bastante pobre de lá. hahahahahahahaha
    Só espero conseguir ir, e pode ter certeza que vou seguir suas dicas!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  3. Adorei as Dicas , esse ano irei no sábado no dia da muvuca . Realmente a praça de alimentação é um caos .

    Para quem vai a Bienal suas dicas são essenciais .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, adorei as dicas! Sou veterana da Bienal, mas acho que todo ano acaba acontecendo algo inesperado haha, mas em um total a bienal é sempre divertida. Acabo sempre com uma dorzinha nas mãos por carregar os livros, mas acho que uma mochila de rodinhas me atrapalharia também.

    Uma coisa muito importante também é não deixar pra compras os ingressos de última hora, mesmo tendo uma taxinha pela internet, vale mais a pena ;)

    ResponderExcluir
  5. Hey

    Apesar de nunca ter ido à Bienal do livro, sonho (como todo leitor assíduo) em um dia poder ir, e creio que essas suas dicas irão me ajudar com toda certeza. Ficou bem claro que os melhores dias para ir são aqueles distantes do final de semana, e farei o possível para que isso aconteça.
    Infelizmente, eu não irei poder ir esse ano, mas no próximo quem sabe?!

    Obrigado pelas dicas.
    até breve.
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótima dicas!
    Ano passado eu fiz toda uma estratégia rs Além da mochila e das roupas confortáveis, eu imprimi o mapa do evento e marquei todos os standes que eu queria visitar, além dos horários que teriam eventos.
    Eu fui no dia no nicholas sparks e cara.. foi tenso! rsrsr
    Fãs de Cassandra Clare que se preparem!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Ah esse guia me deixou pra baixo, não poderia ir à bienal esse ano, triste.
    Mas suas dicas são mais que úteis.
    Eu não vou com empolgação nas compras, vou bem ciente do valor dos livros que me interessam, pra poder ealmente aplicar bem meu dindin.
    Como eu não tenho paciência de passar horas esperando, eu nem me empolgo com os eventos.
    E a questão do peso com os livros é fato, ano passado levei mochila, mas ainda assim fiquei moída.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ricardo! Como vai?
    Na última Bienal, em 2012, eu fui de transporte público :D Muito bom, mesmo que a fila para entrar nele, na volta, tenha sido horrível. Ahhh, como eu queria uma mala de rodinhas! Normalmente eu levo uma mochila de costas gigante e o que não cabe eu coloco na sacola. Vou tentar chegar super cedo nos dias dos autógrafos de autores internacionais, principalmente, e de nacionais MUITO conhecidos. Já combinei com uns autores nacionais onde e quando eu estarei lá... Gente, vai ser muito bom!!! *-* E tem os encontros de blogueiros, que eu preciso saber o horário, porque dependendo eu não sei se vai dar para eu ir. Difícil... Ai, odeeeeio multidão. Eu começo a ter ataques, sério!
    Quando você compra um monte de livros, você é melhor atendido, sabia? hahahahahha Em 2012 eu fui bajulada por alguns atendentes e, no fim, levei um mooooonte de brindes pra casa. Adoro isso. E marcadores, gente, é o que não falta!
    Dá até uma euforia só de ler esse post e lembrar como é <3
    E odeio a hora do almoço. Só é melhor para comprar livros... O almoço mesmo fica para às cinco da tarde.
    Adorei as dicas!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Ricardo
    Adorei as dicas, são de grande importância para quem vai para Bienal. Esse ano eu vou e já me preparei e montei uma agenda e tudo que vou querer fazer na Bienal. Infelizmente, eu vou no fim de semana e já estou preparada para as filas - que verdade são imensas. Ótimo post, muito bom para quem vai na primeira vez na Bienal.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Dicas super úteis para uma pessoa que estará indo à sua primeira bienal. Obviamente já tinha caçado outras dicas como essas por aí e agora tenho uma grande base. Sobre essa coisa de sair comprando tudo por aí, já fui alertado de fazer uma lista de tudo que eu quero comprar e os preços que tem pela internet e livrarias anotado, além de escrever todos os estandes que quero visitar. Espero que dê tudo certo!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo!
    Que dicas maravilhosas. Eu fui na primeira Bienal aqui no Rio no ano passado. Confesso que fiquei meio perdida, queria comprar tudo e foi uma amiga minha que me freou. Na próxima estarei bem mais preparada. Vou planejar as coisas com mais calma.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Nossa, boas dias! Eu queria muito ir na Bienal de BH ... :'(
    Vou ver se ainda consigo! Enfim, espero que dê!!
    Abraços!

    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.... apesar de estar em sampa por 11anos é a primeira vez que terei a disponibilidade de participar... e essas dicas foram excelentes.... eu quero ir no dia da Cassandra Clare e imagino o fervo que vai estar rsrsrs. Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Na última bienal aqui de São Paulo eu estive lá praticamente todos os dias, e pretendo ir todos os dias esse ano!! hahaha... Já estou acostumada a acampar, e achei muito legais as dicas que você deu. As sessões de autógrafos são realmente infernais, mas vale a pena o sacrifício. Espero conseguir as senhas que eu quero! E com certeza sairei do evento bem mais pobre, mas super feliz! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oieee, vou ser sincero com você: eu não li toda a sua postagem, pois fiquei deprimido só de ler as primeiras dicas rsrs, vou explicar: moro no interior e nunca tive a oportunidade de comparecer nem sequer em uma feira do livro, quem dera na Bienal rsrs, todo ano eu vejo o evento e fico morrendo de tristeza por não ter como participar rsrs, mas li algumas dicas e para quem vai participar com certeza elas serão muito uteis rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente eu não irei na Bienal, moro no interior e isso dificulta tudo, nunca fui em um evento literário e toda vez que vejo algo sobre um fico mais deprimida ainda kkkk Mas achei o seu post super bacana, vi muuita gente com dúvidas em relação a Bienal e o seu post fala sobre várias coisas que ajudam quem vai ir pela primeira vez, enfim, adorei, embora eu não vá utilizar suas dicas :/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Oi Ricardo,

    Adorei suas dicas e vou precisar delas, pois estarei indo esse ano para a Bienal de SP. Geralmente vou na da Bahia, mas ela é mais tranquila, independente do dia.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá suas dicas são mais que valiosas,
    uma pena que não poderei testa-las pois não
    vou para bienal moro em PE, mas quem sabe
    algum dia, tenho muito vontade de conhecer

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ricardo! Adorei as dicas!
    Uma pena eu não ir esse ano! Marquei elas aqui já! ahahahha
    Achei um máximo a sua forma de postagem! Eu não li o Guia do mochileiro das galáxias, mais creio que tirou a inspiração de lá, não?!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ricardo, tudo bem?
    Ano passado foi minha primeira Bienal, então, eu não sabia de nada e nem como funcionava. Eu participei de um encontro de blogueiros, então, fui apenas para ele, meu erro, pois depois quase não deu tempo de ver nada.
    Dessa vez, através de suas dicas e da minha própria experiência, vou marcar os stands que quero ver antes. Nem sabia que eles davam brindes.
    Adorei o seu post.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oooii!
    Amei suas dicas! vou aproveitá-las pra esse ano, que é o meu primeiro na Bienal hahahahaha
    Eu vou ver tantos livros na minha frente que vou ficar maluca! kkkkkkkk
    Beijoos :*

    http://www.thaisnacidade.com/2015/08/4-vezes-que-vida-me-fez-rockeira.html

    ResponderExcluir