segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Resenha #55 - Mauricio de Sousa por 50 artistas

Postado por Unknown - segunda-feira, agosto 18, 2014 - com 20 comentários
Ficha Técnica

Título: MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas
Autores: Laerte, Rodrigo Rosa, Flávio Luiz, Gilmar, Daniel Brandão, Lelis, Antonio Eder, Cau Gomez, Lailson, Fido Nesti, Julia Bax, Orlandeli, Ivan Reis, Baptistão, Mascaro, Fábio Yabu, Jean Galvão, Raphael Salimena, Benett, Fábio Moon, Gabriel Bá, João Marcos, Jean Okada, Otoniel Oliveira, José Aguiar, Angeli, Samuel Casal, Osmarco Valladão, Manoel Magalhães, Antônio Cedraz, Erica Awano, Luciano Félix, Gustavo Duarte, Fábio Lyra, Fernando Gonsales, Vinicius Mitchell, Fernandes, Rafael Sica, Spacca, Wander Antunes, Fabio Cobiaco, Ziraldo, Christie Queiroz, Dalcio Machado, Jô Oliveira, Guazzelli, Laudo, Marcelo Campos, Renato Guedes e Vitor Cafaggi
Editora:Panini Books
Ano: 2009
ISBN: 9788573516180
Páginas:216


Resenha

Observar os personagens que tanto amamos e que acompanharam nossas infâncias pelos olhos de outros artistas é algo que me chamou muito a atenção desde a primeira vez que a ideia foi divulgada na mídia. Ficava imaginando vários personagens que eu gostava terem uma abordagem diferente, um olhar mais adulto (já que estava mais velho, e meu jeito de ver o mundo e consumí-lo tinha mudado). MSP 50 foi o "pontapé" inicial para a reformulação de alguns personagens pela linha Graphic MSP, como Turma da Monica Laços e outros personagens.

O encadernado reúne um copilado de pequenas histórias e ilustrações com a finalidade de homenagear Mauricio de Sousa. Os textos e formas que as homenagens são feitas são das mais variadas possíveis (afinal, são 50 artistas), cada olhar e cada traço nos remetem as lembranças calorosas de nossas primeiras leituras e algumas respostas de  perguntas que fazíamos a nós mesmos quando crianças. 

Alguns enredos variam, dando uma abordagem mais adulta, um olhar mais dramático para personagens que primeiramente eram inocentes, ou não conseguíamos enxergar um "outro lado" devido a nossa idade. Temas como solidão, amizade, compreensão, amor, respeito, saudade e outros são os principais sentimentos que preenchem as histórias aqui contadas.

As ilustrações são o prato principal que você irá degustar na leitura desta compilação, são as mais variadas possíveis, a observação de como cada traço se casa com o tipo de roteiro apresentado e o personagem que nele é interpretado faz a mente do leitor visualizar melhor os diversos ângulos deixados por cada artista, sentimos toda a ideia e emoção ali aplicadas.


MSP 50 é uma excelente leitura para você fã da turma do bairro do Limoeiro e que ainda não está muito por dentro das novas histórias que estão sendo contadas, e se você já é um leitor da Graphic MSP (assim como eu), é uma ótima maneira de compreender como esse novo universo mais "adulto" da turminha se iniciou. 

Algumas das tirinhas são menos relevantes que outras, é difícil ver o trabalho de diferentes artistas reunidos e não compará-los, porém, a qualidade total não se perde e é exatamente essa diversidade que faz a beleza da obra como um todo.


  
Categorias: ,

20 comentários:

  1. Ai que legal! Fiquei muito curiosa para ler... Faz tempo que não mergulho no mundo dos quadrinhos.

    Abraços!
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ricardo! Esta resenha logo me deu um puxão de orelha: Como eu havia me esquecido deste encadernado?? Como? Você me lembrou, obrigada.
    Amo quadrinhos, Turma da Mônica e ilustrações. Então preciso de um exemplar para me apaixonar com certeza.
    Quero saber como são as reinterpretações!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo, curti muito o livro e a sua resenha. Eu não conhecia esse livro, infelizmente não acompanho muito o mercado editorial nacional e faz um bom tempo que não leio quadrinhos kk, mas achei interessante a proposta desse título, deu vontade de ler...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu quero MUITO esse livro. Sou fã do Mauricio de Sousa e desde que me entendo por gente estava lendo os gibis da Turma da Mônica, principalmente os do Cascão e Chico Bento. Na verdade, no geral eu me identifica com cada um dos personagens de alguma forma. Adorei Laços e quero muito ler os outros quadrinhos especiais. Adorei a proposta desse livro e fiquei bem curioso.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo,
    quem não cresceu lendo os gibis da turma da mônica, né. Ate hoje eu leio e compro para meus pequenos aqui. Mas gostei desta ideia de vê-los na fase mais adulta e tentar compreender.
    A proposta desta leitura é imensamente inovador e diferente, então sim, fiquei curiosa para ler e conhecer melhor.
    Adorei a resenha e as imagens das tirinhas.

    Beijoaks Ana Zuky

    ResponderExcluir
  6. Oi Ricardo.
    Faz um bom tempo que não visito o mundo de Maurício de Sousa, acho que esse encadernado com compilações é uma ótima forma pra matar a saudade.
    Adoro quadrinhos, adoro a Mônica, e mesmo com tirinhas menos relevantes que outra, a dica é válida e ótima.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que maneirooo! Eu não conhecia esse projeto ainda e fiquei animadíssima só pelos 2 quadrinhos que vc mostrou. Gosto de releituras, não importa de quê. E, em se tratando de uma paixão de infância (e de adolescência, e de vida adulta), as chances de eu gostar são grandes. Obrigada pela dica!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo, tudo bem?
    Parece ser realmente um trabalho muito legal, eu li muito Mauricio de Sousa quando criança, então é meio que um pedacinho da minha infância.
    Não conhecia essa Graphic e apesar de gostar muito, ah muito tempo não leio uma. Vou procurar essa para ver se compro. Deve ser bem legal pelo fato de serem vários escritores cada um com um traço diferente...estou bastante curiosa.

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu li alguns gibis do Mauricio, mas não sou fã dele, gosto das histórias e tudo, no entanto, não a ponto de ficar interessada por tudo que seja relacionado ao autor, sabe? Esse encadernado não chamou a minha atenção, embora eu ache que seja bacana e tudo, mas enfim, eu dispenso a leitura por enquanto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Ricardo,
    Eu li Mauricio de Souza minha infância toda. Os HQ's da Turma da Mônica e o Sítio do Pica-Pau Amarelo eram minha diversão! hahaha
    Falando sobre o livro, confesso que não o conhecia, porém achei bem interessante essa releitura e essa nova visão por vários autores diferentes.
    No entanto, não é um livro que tenha despertado meu interesse pra leitura no momento.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    Fiquei muito interessada por esse livro porque Maurício fez parte da minha vida, eu amava o Almanacão de férias, esperava ansiosamente pelas férias para poder ter um.
    Acho releituras interessantes e pelo que entendi no primeiro desenho, é a Magali e a Mônica, muito bacana! Curti e quero!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi Ricardo. Não conhecia esse livro, mas achei muito legal.. porque é uma forma de revermos esses personagens tão queridos de uma forma mais madura. Adorei essa homenagem ao Maurício e com certeza vou ler sim, vou adicionar aqui na minha lista e assim que tiver uma promoção eu compro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Hey, Ricardo! Tudo bom?

    Eu não conhecia o livro, mas achei a proposta e arte gráfica bem bacana. Há tempos que não leio quadrinhos, então acho que essa seria um tipo de leitura bem suave e nostálgica para fazer agora. Adorei a resenha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ah! Ricardo que obra mais linda!!! EU QUERO MUITO ESTE LIVRO!!! risos. Eu amo a turma toda e ainda leio, você acredita que um época estava estudando inglês comprava nas bancas de revistas os gibis da Turma da Mônica em inglês, simplesmente o máximo. Já os li na fase jovem e agora ler na fase adulta, demais. Quero ver o que me aguarda.

    Adorei a sua resenha que me fez voltar alguns atrás!!!

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ain Ricardo, logo de cara já me lembro que faz anos que não leio um gibi, mesmo morrendo de curiosidade com a nova fase da turma da Mônica.
    Eu não conhecia esse projeto, mas achei ele mais do que interessante. O Mauricio de Souza esteve presente em muitas infâncias e ver suas histórias feitas sob uma nova ótica deve ser muito bom.
    Vou procurá-la pelos jornaleiros daqui ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Uau, deve ser suuuuper interessante.
    Como não ficar curioso ou não sentir vontade de 'reviver' algo que marcou tanto a nossa infância, né?!
    O mais interessante deve ser botar como cada um dos 50 autores 'recriam' ou 'revester' nossos eternos e amados personagens.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Olha, faz anos e muitos anos que não leio uma tirinha rs Mas achei super interessante esse livro, ainda mais por conter lindas ilustrações - amo livros com ilustrações <3

    Adorei a resenha, me fez ficar com vontade de ler o livro e relembrar um pouco da infância rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro, e amei demais!!!! Nossa, as histórias do Maurício de Souza me acompanharam por muito tempo, adoraria ver essas homenagens!! Adorei as duas que você selecionou, principalmente a da Mônica com a Magali! *-* E o visual do Rolo ficou bem melhor assim, hein? rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Ricardo!
    Adorei esse livro, não conhecia ele, achei lindo, pelo que mostrou, uma leitura muito gostosa, eu amava ler a Turma da Monica, foi um dos meus primeiros vícios! Curti muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Ricardo, quando era mais pequeno amava de coração a turma da mônica e esses derivados das histórias em quadrinhos, acho que até hoje em dia eu não desperdiçaria uma boa leitura de um quadrinho da turma da mônica ou da Mafalda por exemplo kkkk, achei bem diferente essa temática com os vários autores, com certeza ficou um ótimo trabalho, adorei as ilustrações rs, Abraços e valeu pela dica, não conseguia e achei o máximo!!!

    ResponderExcluir