terça-feira, 10 de setembro de 2013

Resenha #23 - O Círculo de Pedra

Postado por Unknown - terça-feira, setembro 10, 2013 - com 1 comentário


Ficha Técnica

Título:
O círculo de pedra

Subtítulo: As lendas vivem

Autor(a): Ricardo Costac

ISBN: 8576796481
Páginas: 600
Editora: Novo Século (selo Novos Talentos)





Resenha


Cinco jovens, cada um de uma parte do mundo, são admitidos na melhor escola que existe, a Escola Internacional do Atlântico, que fica na Ilha da Coroa. Daniel e sua irmã Margaret são ingleses, Marc é francês, Chester é americano e Rafael é brasileiro. Cada um dos meninos tem uma habilidade especial: Daniel é bom em consertos, Marc é músico, Chester adora animais, principalmente cavalos, e Rafael é bom com cadeados e fechaduras. Já o talento da Margaret é ser irritante.

Os meninos se conhecem porque ficam no mesmo quarto. Logo que chegam à ilha, percebem que ela é cercada por uma floresta repleta de monitores que a vigiam 24h para que ninguém entre nela. Como se não bastasse esse estranho fato, todos os alunos são vigiados o tempo todo por monitores, inclusive de noite e isso desperta a curiosidade deles.

Marc, Daniel, Chester, Rafael e Margaret percebem que obviamente a ilha esconde algum segredo muito grande, já que muitas coisas estranhas acontecem por lá, por exemplo: monitores nos corredores o dia todo e a noite também, um livro misterioso que o diretor lê todos os dias na biblioteca, um quadro de um homem com tapa olho que aparentemente ninguém sabe explicar ao certo o que ele fez para merecer o tal quadro. Os cinco adolescentes decidem investigar a fundo, e mesmo correndo o risco de serem pegos, a curiosidade fala mais alto.

Daniel sugere para Rafael que passe a noite na biblioteca, para tentar ler o livro que o diretor lê todos os dias e descobrir o conteúdo dele, porém o livro fica trancado dentro de uma gaveta e os conhecimentos de Rafael com cadeados e fechaduras iriam ajudar. Ele, relutante, faz o que o amigo pede e descobre que o livro, na verdade é um diário que o cara do tapa olho escreveu, sobre um portal que a ilha guarda e que dá para uma segunda dimensão com um mundo cheio de seres fantásticos, como o próprio subtítulo diz: “As Lendas Vivem”. Eles embarcam numa aventura inimaginável e levam junto os professores Brian, Roger e Guilhermo.

Foi um dos melhores livros que já li, todos os detalhes são muito bem descritos e cada qualidade dos meninos se encaixa de alguma forma na aventura. A narrativa do autor é bem fluída e te prende de uma forma que não dá vontade de parar de ler. Infelizmente não posso incluir muitos detalhes nessa resenha senão ela ficaria muito extensa, mas eu recomendo muito e necessito da continuação, porque o final fica com algumas pontas soltas que provavelmente serão explicadas no livro seguinte. 

O único ponto falho da história é que todos os meninos se entendiam, cada um era de um país diferente, com um idioma diferente, mas eles falavam de igual para igual. Aí vocês podem falar: “Ah, mas eles podem falar em inglês”. Poderia até ser, tirando o fato de que o Rafael vem de uma família pobre, seu pai é chaveiro e trabalha dia e noite para que seus filhos tenham o que comer. Posso estar enganada, mas acredito que uma família tão simples assim não teria condições de pagar um curso de inglês para o filho. Novamente, é minha opinião. Mas esse detalhe quase não interfere na grandeza que é esse livro.





Categorias: ,

Um comentário:

  1. Rayssa, que resenha ótima! Fiquei super curiosa com a história, que parece ser muito inteligente... Adoro narrativas fluidas e personagens bens construídos!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir