sexta-feira, 21 de março de 2014

Entrevista com Paulo Levy sobre seu personagem literário favorito

Postado por Unknown - sexta-feira, março 21, 2014 - com 9 comentários

O autor brasileiro Paulo Levy deu uma entrevista para a Saraiva Conteúdo comentando sobre seu personagem literário, o comissário Jules Maigret, e fala sobre a história do criador do personagem, o escritor belga Georges Simenon. Assista o vídeo e pegue essa dica.




"Por Zaqueu Fogaça



Na história da literatura policial, o escritor belga George Simenon (1903-1989), criador do comissário Julio Maigret, ocupa um lugar de destaque, colocado ao lado de medalhões do gênero como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle.


Escritor prolífico, Simenon publicou em 40 anos de carreira em torno de 75 romances e 155 contos. Essa produtividade, de acordo com escritor brasileiro de literatura policial, Paulo Levy, se deve “ao fato de ele ter aprendido a escrever rápido com a experiência que teve como jornalista, profissão que exerceu no início de sua carreira”.


Fascinado pelas histórias de Simenon, o autor de Réquiem Para Um Assassino (Bússola) e Morte na Flip (Bússola), protagonizados pelo delegado Joaquim Dornelas, destaca que Simenon trouxe inovações ao gênero ao “criar personagens comuns, humanos, e dar um toque mais realista a sua literatura, o que até então não havia acontecido nos demais autores”.


Para quem deseja se aventurar pelas páginas das obras de George Simenon, Levy sugere o romance O Amigo de Infância de Maigret (L&PM) e justifica: “Esse é um livro marcado por elementos que considero essenciais em um romance policial: o lado humano, o passado e os dramas pessoais do protagonista e, claro, um texto saboroso, de leitura rápida”."

Paulo Levy é autor da Editora Bússola que é parceira do blog. Você pode conferir a resenha de seu livro "Requiém para um Assasino" Aqui.


Categorias: ,

9 comentários:

  1. Não conheço o autor, nem o personagem! Mas gostei de como ele descreveu o livro e o personagem. Parece uma boa opção de leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee =)
    menina, nunca li nada do Simenon, e estou curiosa, principalmente depois desses elogios todos, espero que quando ler, pois irei fazer isso, venha achar tão saboroso como foi mencionado pelo Paulo rs
    Dica anotada, e irei ler! o/
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor, muito menos o personagem. Mas a forma como o autor descreveu o personagem me deixou bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Parece uma ótima opção de leitura,
    sempre boas dicas no Diários de Leitura ♥

    ResponderExcluir
  5. Gosto de literatura policial, acho tão fascinante. Valeu pela dica!
    Acho tão interessante esse lance de saber sobre a criação literária dos autores, é um universo a parte.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do autor, mas não conhecia essa personagem. Achei esse trecho que o Paulo Levy leu bem interessante. É uma parte bem descritiva, mas que enriquece demais a trama policial/investigativa. A dica está mais do que anotada aqui.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o autor, e nem sequer conhecia a personagem, mas achei ela super interessante, irei procurar mais para saber um pouco mais sobre o autor e suas obras.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou amante de literatura policial. Acho um dos gêneros mais cativantes.
    Infelizmente eu não consegui ver o vídeo (porque estou no trabalho). Mas gostei bastante curiosa para saber mais sobre as obras do autor. Até porque, é o meu gênero preferido.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor mas eu li a resenha de "Requiém para um Assasino" e achei incrível. Estou amando cada vez de romances policiais.

    Abraços!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir