domingo, 16 de março de 2014

Gaivota lança Maria e seu sorriso na janela

Postado por Unknown - domingo, março 16, 2014 - com 10 comentários
Caio Riter lança seu primeiro livro pela Editora Gaivota: Maria e seu sorriso na janela. Inspirado no poema “As meninas”, de Cecília Meireles, o autor, de maneira sensível e delicada, trabalha com os temas do amor e da perda.
O pequeno Marcelo está sempre andando de skate por aí; a alegria de seu passeio é ver Maria sorrindo, com suas tranças negras esvoaçando pela janela. Tinha vontade de convidar a menina para sair à rua e brincar com ele, mas sempre lhe faltava coragem. Até que um dia não vê mais a menina debruçada na janela…
Com uma linguagem simples e poética, que mostra a perda de Marcelo e o seu arrependimento por nunca ter trocado uma palavra com Maria, o autor Caio Riter consegue sensibilizar o leitor. As ilustrações em tons pastéis do espanhol Rafael Antón contribuem para a beleza do livro, assim como o projeto gráfico, que remete à janela de Maria.
Maria e seu sorriso na janela traz a ternura da paixão, ao mesmo tempo em que mostra ao leitor a dura dor da perda.

Sobre o Autor
Caio Riter nasceu em Porto Alegre, onde mora até hoje. É professor mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras, ministra aulas no ensino fundamental e médio desde 1987, atuando também como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação, além de realizar palestras em cursos de capacitação de professores.



Sobre o Ilustrador

Rafael Antón nasceu na Galícia, Espanha, e agora mora em São Paulo. Realiza trabalhos para produtoras de cinema e agências de publicidade com criação de storyboards, animatics e ilustrações em geral.

Sobre a Editora Gaivota
A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, premiados nacional e internacionalmente.

Maria e seu sorriso na janela, Caio Riter, ilustrações Rafael Anón, R$ 35, ISBN 978-85-64816-34-3, a partir de 9 anos.



Categorias: ,

10 comentários:

  1. Adorei o livro :D
    Me deixou bem curiosa para ler *-*
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  2. Que livro legal! Gosto muito de livros bem ilustrados e um pouco tristes, me prendem mais. Quero um :(

    ResponderExcluir
  3. O livro parece muito fofo em vários sentidos, tanto as ilustrações, quanto a sensibilidade do autor em abordar os assuntos da história!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. baseado em Cecília Meireles *-* apesar de não curtir tanto autores brasileiros quanto estrangeiros, eu curto ela pra caramba!

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu nunca tinha ouvido falar do livro, e nem do autor, mas parece que será muito bom e interessante, eu adoro livros nacionais, e esse parece ser mais uma para se apaixonar.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. esse livro parece ser legal, uma história leve, só para descontrair.

    ResponderExcluir
  7. Me deu uma dor no coração só de ler a sinopse, acredita? Deve ser lindo demais, ainda mais sendo inspirado num poema da Cecília! *o* Com certeza um livro que entrará para a minha lista.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Não conheço o poema de Cecília Meireles, mas pela sinopse eu leria o livro.

    Abraços!
    Arlindo

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um livro encantador, delicado e poético. Gostei da capa e dessa ilustração que você postou. Deve ser um trabalho gráfico magnífico.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro bem infantil, Ricardo. Mas gosto de obras assim.
    Gosto dessa editora porque ela prima para esses trabalhos mais voltados à criança e adolescentes. Com histórias ligadas a poemas famosos, clássicos e com a inocência de uma criança, sem perder o encanto de um adulto.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir