segunda-feira, 10 de março de 2014

Resenha #42 - J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia

Postado por Unknown - segunda-feira, março 10, 2014 - com 10 comentários
Ficha técnica

Título: J.R.R. Tolkien
Subtítulo: O Senhor da Fantasia
Título Original: Tolkien: A Biography
ISBN: 9788566636062
Autor: Michael White
Ano: 2013
Páginas: 280
Editora: DarkSide Books
Tradução: Bruno Dorigatti





Resenha

Embarcamos na história de vida de um dos autores que nos contou uma das mais grandiosas estórias de todos os tempos. Michael White conta um pouco como foi a vida do renomado professor de Oxford, J.R.R Tolkien. Primeiramente somos conectados ao autor desta biografia através de sua introdução descrevendo como ele conheceu o autor e sua obra, seus pontos de vista e algumas história suas com os romances de Tolkien.

A biografia se inicia contando sobre os pais de J.R.R Tolkien, das dificuldades econômicas que a família passou, fazendo com que seu pai conseguisse um emprego na África do Sul, assim se mudando da Inglaterra e também como o nascimento dos filhos o fez voltar para seu país de origem.

A história do professor Tolkien é bem marcante em todo seu contexto, com a perda precoce dos pais na infância e a convivência com outros parentes, as ideologias nele implantadas e as dificuldades das editoras com o escritor. A ida para a Primeira Guerra Mundial, lutar por seu país e a perda de seus amigos próximos moldam todo um contexto relacionado à suas obras.

A narrativa deste livro é muito fluida e de fácil leitura, todos os pontos que podem causar dúvidas ao leitor são explicados no próprio texto ou em observações nos rodapés das páginas. Apenas o pontos chaves são expostos, porém toda ambientação de cenário e sentimentos é agregada de forma que aproxime o leitor sempre a Tolkien de uma maneira muito pessoal. O livro é relativamente curto, mas da infância à vida adulta do escritor são muito bem descritas, inclusive suas relações com seus amigos, esposa, filhos e trabalho, que ampliam uma construção da personalidade do mesmo. Tolkien era uma pessoa muito difícil de se lidar pessoalmente, mas muito atencioso com os fãs.

O acabamento do livro é muito bom, possui uma capa muito bonita com detalhes em dourado. O interior do livro separa os capítulos pela ilustração da árvore banca de Numenor, a diagramação é agradável, a leitura possui além de fotos da vida do autor, amigos e lugares em que viveu. Temos uma cronologia e todas as referências bibliográficas que White utilizou para a biografia. 


Contracapa
Interior















Sou um grande fã da obra de J.R.R Tolkien, sua bibliografia foi uma grande surpresa, pois muitos pontos da vida do autor eram desconhecidos para mim, com sua maneira de trabalho perfeccionista e a dificuldade para as editoras lidarem com o autor em relação a sua obra demonstram um lado dele que nunca imaginei.

O livro é agradável tanto em sua parte visual quanto escrita, uma ótima biografia para quem gosta do autor e também para curiosos de plantão, vocês não vão se arrepender de ler este livro.



Categorias: ,

10 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas já entrou para minha listinha! Adoro o Tolkien, mas infelizmente não sei tanto sobre sua vida ou sobre seus pensamentos fora dos livros.
    E já que a narrativa é boa, acho que vale muito a pena! Espero ter a chance de ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Essa capa, putz, é maravilhosa. Adoro biografias, a minha favorita é a do Cazuza.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gente, Tolkien é vida né? O Senhor dos Anéis e O Hobbit é só amor <3 tem muita gente que critica, mas eu não ligo. Gostaria muito de ler esse livro para saber mais um pouco sobre esse autor, mesmo não curtindo muito biografia. E esse gráfico do livro? Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo! Eu nunca li nenhuma obra dele. Nem mesmo assisti alguma adaptação,mas sei que são ótimas e têm muitos fãs.

    ResponderExcluir
  5. Vou colocar na minha lista, ele é demais!

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu não gosto de biografias, mas eu sou fã do J. R. R. Tolkien antes mesmo de ler um livro dele, assisti as adaptações de seus livros e amei, não vejo a hora de poder ler seus livro, mas fiquei bem curiosa para saber mais sobre a sua vida, e quem sabe eu mude de ideia e acabe abrindo exceção para essa biografia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã do Tolkien, embora o admire. E também não curto biografias :/

    Abraços
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxaaa cara, estou ficando deprimida aqui, me apresentando vários livro e nem os tenho e nem money para compra, isso se faz comigo? Não sou muito de biografia, mas parece interessante essa.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não curto biografias, mas em se tratando de J.R.R. Tolkien, a coisa começa a mudar de figura. Poderia até pensar em dar uma conferida nesse livro. O trabalho de diagramação está muito bonito mesmo. Praticamente uma edição de colecionador.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Uma biografia do gênio da fantasia? PARA TUDO!
    Eu não sabia que esse livro se tratava de uma biografia. Já tinha visto diversas vezes em livrarias, mas nunca me atentei ao fato.
    Não sou chegada a biografias, confesso. Acho que eles forçam na narrativa, inventam muito e colocam pouca coisa.
    Porém, depois que li a biografia de Sidney Sheldon (O outro lado de mim), tive a certeza que nem todas as biografias eram assim.
    Meu preconceito com elas acabou, de verdade. Tenho o Sheldon como o meu divo escritor e a biografia dele foi uma lição de vida para mim. Acredito que a de Tolkien não seria diferente.
    Quem poderia imaginar que uma pessoa tão bem sucedida já passou por tantos processos difíceis, né?
    Com certeza será um livro que pretenderei ler no futuro. É sempre bom ter uma obra para nos inspirar.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir