quinta-feira, 13 de março de 2014

Resenha #43 - O Chamado do Cuco

Postado por Unknown - quinta-feira, março 13, 2014 - com 15 comentários

Ficha Técnica

Título: O Chamado do Cuco
Título original: The Cuckoo's Calling
Autor: Robert Galbraith
Tradutor: Ryta Vinagre
Páginas: 448
Editora: Rocco


Resenha

Numa fria madrugada, a super modelo Lula Landry é encontrada morta do lado de fora do apartamento em que morava, o que tudo indica é que ela cometeu suicídio pulando da sacada. Esse também foi o veredito final da investigação de sua morte, Lula Landry se matou. Após três meses, John Bistrow, seu irmão adotivo, ainda não se conforma que Lula tenha se suicidado e contrata o detetive Cormoran Strike para investigar o caso e confirmar o veredito da polícia.

Cormoran Strike serviu o exército por muito tempo, mas teve que sair porque perdeu uma perna em combate. Desde então segue sua vida como detetive particular e no momento que John o procura, ele está na merda, para ser bem franca. Acabou de se divorciar, está morando temporariamente na sala pequena onde trabalha porque não tem dinheiro para alugar um quarto de hotel e, para ajudar, a agência de serviço temporário manda Robin, uma mulher muito eficiente, para ser sua secretária por uma semana, secretária que ele não tem condições de pagar. Como disse, a vida dele está na merda. Por conta disso, Strike aceita o serviço que John propôs, já que ele prometeu pagar o dobro do valor dos honorários. 

Robin está noiva e procura um emprego estável para arcar com os custos da vida de casada. Ela está na agência de temporárias até encontrar um emprego fixo. Quando chega ao local que trabalhará naquela semana, se depara com um escritório de detetive particular, o que faz criar muitas expectativas porque seu sonho desde menina era seguir essa profissão.

O relacionamento dos dois no começo é meio conturbada, Strike não quer Robin ali e ela também não está muito contente em estar ali. Porém conforme a investigação avança, ambos têm papéis muito importantes na trama. Robin ajuda Strike a enxergar sob vários pontos de vista e a aventura fica muito emocionante. Strike tem acesso ao histórico da investigação feita pela polícia e descobre alguns pontos falhos que não hesita em correr atrás para tirar a limpo. Muita gente rica está envolvida nessa trama, por isso podemos ver dois contrastes: Strike que está com problemas financeiros de um lado e gente que limpa a bunda com dinheiro do outro. O desfecho é sensacional.

Esse livro é de Robert Galbraith, para quem ainda não sabe é um pseudônimo da J.K Rowling. É seu primeiro livro policial e ela pretende escrever mais uma aventura de Strike, como mencionamos aqui. A escrita é em terceira pessoa e a narrativa flui rapidamente. Senti que na metade do livro ela deu uma enrolada, as coisas ficaram meio paradas, mas depois foi só curiosidade, ela conseguiu me prender demais e queria muito saber qual era a verdade sobre a morte de Lula. 

Quem me conhece sabe que eu amo o gênero policial e esse livro me surpreendeu bastante, principalmente por ver que a criatividade da J.K. é enorme! Ela escreveu algo totalmente, completamente diferente de Harry Potter e se saiu muito bem nisso. Recomendo bastante, é um ótimo livro.





Categorias: ,

15 comentários:

  1. Hunn bem interessante! Estou com vontade de ler esse livro, mas um amigo não gostou, ai acabei deixando pro final da fila. Mas, graças a sua resenha, fiquei bem curioso com a trama, então logo, logo, irei ler esse livro!

    http://onerdmarombeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estava curiosa mesmo para saber como a autora tinha se saído em algo tão diferente de HP. Fico feliz em saber que o livro é muito bom.
    Por gostar do estilo, confesso que desde o lançamento estou de olho neste livro. A trama parece bem construída, assim como os personagens. E o desfecho.. estou esperando bastante dele! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na estante desde dezembro, nunca foi lido por falta de tempo. Mal posso esperar para lê-lo!
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu não tenho a minima ideia sobre do que o livro trata? Recebi O Chamado do Cuco ontem, mas não sei nada do tema. É porque quando eu tenho certeza que vou ler um livro, não gosto de ler resenhas e nem a sinopse Hahah ~estranho~ quando eu o ler, volto aqui para comentar sobre.

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro no mês de janeiro e concordo com você. Não posso fazer nenhuma comparação a série Harry Potter pois não li a série ainda, mas eu gostei bastante desse primeiro livro policial dela, o mistério realmente me envolveu bastante. Um bom livro pra quem gosta do gênero. Só acho que ela poderia ter evitado tantos palavrões no livro, mas fora isso não tenho do que reclamar...

    Adorei a resenha :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee Ray,
    (saudades de você)
    Nossa eu to com esse livro desde o Natal em casa e ainda não consegui parar para lê-lo...
    Acho que estou com medo por conta de amar tanto Harry Potter e não ter gostando tanto de Morte Súbita, então estou com medo de me decepcionar com a J.K çç
    Mas logo mais ele vai sair da minha estante e vou ceder aos encantos desse livro de um gênero que eu nem leio muito, mas... é a da J.K kkk

    Beijos da Di
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Só ouço falar bem desse livro, está na minha lista de próximas leituras, vamos ver o que acho. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ray,
    Eu vi todo o alvoroço na blogosfera quando descobriram que o livro era da J.K. e claro, isso ajudou muito no sucesso dele. Infelizmente, se eu não soubesse que é dela eu não compraria e por isso não comprei. kkk Não faz muito meu estilo esses livros investigativos à la Agatha Christie, até gosto de aventura e ação mas com mais ficção e menos realidade.. rs.
    Tua resenha tá impecável como sempre! Parabéns.
    PS: ainda tô enrolando pra ler o Morte Súbita, então não vou ler esse tão logo. kkkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Rah amei sua resenha!

    Quero muito ler para conhecer esse outro lado da J.K., sempre amei a forma como ela escrevia Harry Potter e agora com esse post fiquei mais curiosa ainda para saber como são os outros livros dela. Tenho certeza que vou amar, mas sou meio suspeita! kkk

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu ainda não me aventurei em outros da J.K li somente Harry Potter mesmo, mas eu adoraria conhecer outras obras dela, parece que o livro é muito bom, cheio que surpresas e que vale muito a pena ser lido, só que ainda estou com meio receio em ler, sei lá vai que eu não gosto, mas tentarei dar uma chace.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito mesmo ler esse livro, e muito mais agora depois que li essa resenha..ksks

    Abraços
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Rindo aqui por dois motivos.
    ¹ Eu ganhei esse livro em um sorteio, mega feliz o/
    ² não sabia que foi a criadora do Potter - que não li nem vi os filme - que o escreveu. sempre tive curiosidade com a sua escrita e agora posso descobrir, uhuulll |õ|

    ResponderExcluir
  13. Preciso ler esse livro, não que eu seja fã de JK, mas o nome a capa e a sinopse chamou bastante minha atenção. Espero ler ele ainda esse ano. Parabéns pelo blog, muito organizado.

    Tony
    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Independente de ter sido escrito pela J.K. Rowling, já iria ler, pois sou fã do gênero, e depois que soube que ele tinha escrito, a confirmação foi imediata. Já li a saga Harry Potter, e acho a melhor de todos os tempos. Então tudo o que ela escrever, eu lerei. Gosto de livros com essa pegada investigativa, e que os detetives meio que se estranham no começo, e depois se unem pra levar a investigação adiante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Sou super fã do gênero também, Rayssa. Ainda não adquiri meu exemplar.
    Morte, sangue, assassino, investigação, é um prato cheio para uma trama ser nota dez. Realmente fiquei sem entender o por quê de quatro estrelas.
    Vou esperar você me dizer hahaha.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir