segunda-feira, 17 de março de 2014

Resenha #44 - Como Treinar seu Dragão

Postado por Unknown - segunda-feira, março 17, 2014 - com 15 comentários
Ficha técnica

Título: Como Treinar seu Dragão
Título Original: How to Train you Dragon
ISBN: 9788598078717
Autor: Cressinda Corwell
Ano: 2010
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Tradução: Heloísa Prieto

Resenha

Você acredita em dragões? A estória se inicia com uma pequena introdução sobre esses seres fantásticos que viveram há muito tempo atrás. Em seguida é apresentado o nosso pequeno herói, Soluço Spantosicus Strondus III, o maior e mais valente vicking que existiu, mas não por enquanto. O que temos são as memórias de Soluco, que foram encontradas e traduzidas para nos revelar como foi sua vida, e essa estória revela quando Soluço iniciou seu treinamento como vicking. Seu primeiro passo era adentrar ao Rochedo do Dragão e capturar seu dragão de caça que irá acompanhá-lo pelo resto de sua vida.

Soluço e seus companheiros entraram no rochedo através de alguns dos túneis e encontram vários dragões adormecidos, os garotos deveriam capturar um dragão, colocá-lo em sua mochila/cesta e sair do rochedo sem mais problemas, porém o amigo de Soluço, Perna de Peixe, acorda todos os pequenos e por muito pouco eles escapam dos ferozes bebês dragões. Quando conseguem ficar a salvo, Soluço vê qual dragão conseguiu capturar com a correria de sair vivo do Rochedo e observa que capturou o menor e mais sem graça dragão de caça que poderia ter.

Com os dragões capturados, se inicia o treinamento dos mesmos, Soluço nomeia seu novo "mascote" como Banguela, pelo fato de ele não possuir nenhum dente. Com o decorrer da estória vamos aprendendo mais sobre a ilha de Berk, seus habitante e seus hábitos com os dragões. No meio de seu treinamento nosso herói descobre que um grande perigo se aproxima e Soluço e seus conhecimentos em falar Dragonês (a língua dos dragões) devem salvar sua ilha.

O livro possui um caráter bem infantil, os nomes dos personagens são engraçados, as situações são inusitadas e suas resoluções mirabolantes fazem a leitura se tornar fluida e rápida. A linguagem utilizada é simples, alguns nomes de personagens são um pouco complicados para se ler (até hoje não me acostumo com o sobrenome de Soluço), mas os nomes que podem ser traduzidos foram assim feitos. A trama do livro é simples, já que uma boa parte da narração é sobre explicações e pequenos acontecimentos no treinamento de Soluço. Uma coisa muito legal é que Soluço vai escrevendo um livro sobre dragões ao decorrer da estória, então em algumas páginas vemos "fichas" explicativas de dragões e outras informações.

O livro é repleto de ilustrações, elas lembram desenhos de crianças, com seus traços tortos e seu preenchimento como se fosse pintados a lápis (todos os desenhos são em preto e branco). A estética das ilustrações combinam perfeitamente com o clima que o livro pretende passar. A edição dos desenhos com a narração poderia ter sido melhor executada, os desenhos representam as cenas que são narradas no livro e alguns deles possuem textos em conjunto com os desenhos, porém, alguns dos desenhos aparecem antes da cena ser descrita, o que causa spoilers das duas ou três páginas seguintes.


Como treinar seu dragão é um livro infantil bem divertido, acredito que sua leitura seja mais focada para garotos, mas as meninas irão se divertir igualmente com a série que já se encontra no 11º volume.




Um pequeno paralelo...

Nós leitores sempre mencionamos como o livro é melhor que o filme, mas acho que neste exemplo isso não se aplica, o filme de "Como Treinar seu Dragão", da DreamWorks  conta uma releitura do livro de Cressinda Corwell, temos uma estória diferente do livro, que possui os mesmos personagens, contudo, eles são muito mais elaborados e o roteiro é muito mais cativante para todos os públicos do que o livro infantil em si. Então leia o livro, mas eu recomendo fortemente o filme de "Como Treinar seu Dragão", ele é espetacular.



Categorias: ,

15 comentários:

  1. Ricardo também gosto muito do filme, esperando ansiosamente pelo segundo. Quero muito ler o livro também, com certeza é melhor que o filme, mas animações são muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, nossa que série enorme né, eu ainda não li o livro, mas já assisti e gostei muito e bem divertido, estou curiosa para ler os livros e ver o que acho deles se a historia vai me agradar tanto quanto o filme.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o filme, mas tenho muita curiosidade. O que não se aplica aos livros, não tenho vontade nenhum de ler essa série ~primeira vez na vida que digo isso hahaha~

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler a série, gosto de histórias de dragões e apaixonei pelo filme, apesar de ser bem diferente do livro, preciso saber como treinar um dragão HAUSHAS Adoro livros infantis, o trabalho gráfico principalmente, uma pena a diagramação não ter funcionado a favor da história, adoro as capas e ilustrações, e gostei muito da sua resenha, direta e sincera.

    Adorei o seu blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Não pretendo ler o livro, já que ele é pior do que a adaptação. Aliás, o filme está simplesmente entre os meus favoritos. É lindo, cheio de aventuras e lições de amizade. Adoro!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já ouvi falar muito sobre o livro, mas a história não me despertou muito interesse, talvez pelo lado mais infantil.
    Porém adorei sua resenha, muito bem escrita e detalhada. Parabéns!
    Beijocas

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me lembra Diário de um Banana, não sei bem o porquê. Mas ao contrário do primeiro, não curto muito o segundo, mas como eu curto aventura, acho que ainda vou dar um chance ao segundo.

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada no filme, mas não li a série ainda, pretendo ler brevemente! Amo o Soluço!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu já assistir ao filme e gostei muito, porém nunca me interessei em ler a série ou até mesmo o primeiro livro, mas tenho certa curiosidade. Quem sabe um dia eu leia.

    Abraços!!
    Arlindo

    ResponderExcluir
  10. Owwwn, esse é uma série que tenho muita curiosidade e vontade der ler, mesmo sendo focado em um público mais jovem, eu amo esses estilos de livros. rs
    Espero ter a oportunidade de ler em breve

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adorei esse livro, muito divertido! :D
    O filme realmente é mais elaborado, mas acho que não tira o brilho do livro.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ricardo! Como vai?
    Eu ainda não pude ler "Como Treinar o Seu Dragão" por falta de oportunidade (lê-se livro). Após assistir ao filme, que meu amigo recomendara, me apaixonei e queria porque queria o livro. Admito que fiquei um pouco decepcionada por saber que o livro não é melhor, e pela resenha deu para perceber as diferenças. Além disso, não gosto muito de desenhos em livros, porém creio que, se não houver muitos - tipo um a cada duas páginas -, não há problema algum. De quaisquer formas, desejo ler, pelo menos para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogpost.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sempre li resenhas positivas em relação a essa série, mas nunca tive oportunidade de ler. Como você disse, ele deve ser bem divertido, pois só com os nomes das personagens, já dá pra imaginar o que vem pela frente. A única coisa que complica é que essa série é interminável. Já são 11 volumes, e creio que vai lançar mais e mais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha e da ideia central. Muito me admirou a nota, fiquei curiosa para saber exatamente os pontos que fez com que você desse uma nota tão inferior.
    Gosto bastante do trabalho dessa editora, embora ela trabalhe com bastante livros infantis e infantojuvenil, é bem legal a estrutura envolvente e as capas chamativas que eles preparam.
    A resenha ficou ótima, eu só notei um erro na resenha. Você disse "há muito tempo atrás". Acho que é mais erro de digitação mesmo, acontece, rs.
    Isso é só para mostrar que eu li, realmente, a resenha. Claro, e curti bastante.
    Mas vou querer ler direitinho para saber se concordo com a sua nota, tão triste rsrsrs.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  15. Oi c;
    Quando peguei esse livro para ler, fiquei com certo receio por ser meio infantil de mais pro meu gosto. Mas depois que comecei a ler, a leitura fluiu bem rapidamente e até que gostei bastante. O que me incomodou um pouco foi o que dizia no livro 'Como Treinar o Seu Dragão', que é mencionado nesse livro e que muda todo o desfecho da história. Mas fora isso, até que gostei da leitura. Beijos,
    coemundo.blogspot.com

    ResponderExcluir