sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

E, finalmente, eu li Harry Potter!

Postado por Unknown - sexta-feira, janeiro 10, 2014 - com 14 comentários
Oi, pessoal!



Quero dividir com vocês a minha experiência após ler Harry Potter pela primeira vez, aos 20 anos. Esse artigo contém SPOILERS e não é uma resenha, é a minha impressão ao ler Harry Potter.



Ok, Rayssa, por que você demorou tanto para ler? Sinceramente, nunca tive interesse porque assisti alguns filmes e como peguei o bonde andando, não entendia nada do que acontecia. Achava muito legal o universo bruxo, mas não conseguia entender a história, então nunca fui atrás. Depois de um tempo, fiz amizade com uma pessoa que é fissurada em Harry Potter, e de tanto ela falar, comprei os livros numa promoção do Submarino, a edição especial com capa branca.




Li o primeiro livro e achei legal, mas senti falta do romance ao qual estou acostumada. Foi aí que comecei a entender melhor esse universo imenso que é o mundo dos bruxos. Achei hilário o termo “trouxas” para pobres humanos como nós. Nesse primeiro livro, peguei um pouco de raiva da Hermione, por ela ser muito certinha, dona da verdade, a sabe tudo. E preciso dizer: amei a Edwiges com todos os seus pios de indignação, alegria, fome, etc.


Depois, li o segundo livro e gostei também. É um dos livros mais engraçados da série. Fiquei com bastante pena do Hagrid por ser acusado injustamente. Senti uma pontada de raiva pelo Dobby, que não queria deixar o Harry ficar em Hogwarts, mas depois entendi que ele só estava protegendoo Harry. Ainda assim, eu sentia falta de um romance. Por isso parei e decidi ler um romance para suprir minha necessidade. Li Um Dia e fiquei numa ressaca literária cruel, foi difícil voltar para Harry Potter.

Por fim, peguei o terceiro livro para ler e me apaixonei perdidamente pelo Sirius e pelo Bicuço. Até sonhei com o Sirius! Esse é o meu segundo livro preferido da série, gostei de saber um pouco mais sobre os pais do Harry e sobre os 4 amigos inseparáveis. E teve também a transição do Harry para a adolescência, onde ele se tornou um pouco irritante. Novamente, senti falta do romance e parei para ler mais um. Mas quando comecei a ler o romance, só pensava em Harry Potter e no que iria acontecer nos próximos livros. Parei o romance e peguei Harry novamente.


O quarto livro foi bem legal porque no final mostrou a transição do Harry herói para o Harry vilão. Esse era o filme que eu mais gostava, as provas do Torneio Tribruxo foram muito legais. Gostei muito do Olho-Tonto, pena que ele não era ele mesmo. Nesse livro, o Harry precisa tomar decisões mais adultas do que ele realmente é, então é possível observar todo o conflito interno de “o que eu faço agora?”. 


O quinto livro quase me matou. É, sem dúvida, o que eu menos gosto. Não somente por causa da história, mas porque ele é muito angustiante. Nada dá certo, o Harry diz que Voldemort voltou e ninguém acredita nele, somente Dumbledore e alguns outros membros da Ordem da Fênix. Esse foi o livro em que mais senti raiva e minha raiva foi distribuída em três pessoas: Umbridge, Cornélio e Percy. Esse livro parecia não acabar.


Mas acabou e eu entrei no sexto livro. Esse é o meu terceiro preferido por causa da proximidade e do estreitamento de laços que ocorre entre o Harry e o Dumbledore. E o Dumbledore é um dos personagens mais enigmáticos que já li. Várias vezes me peguei com raiva dele, por que ele simplesmente não explicava tudo para o Harry? Outra coisa que gostei muito foi o livro de feitiços do Príncipe Mestiço. E finalmente teve um romance na história, Hermione e Rony. Harry e Gina. Minha necessidade foi suprida.


Eis aqui o meu livro preferido. Claro que é bem agonizante também, mas eu gostei muito de Harry, Rony e Hermione terem saído de Hogwarts e terem ido enfrentar o mundo lá fora. Achei também que foi o livro com mais ação, a procura pelas horcruxes e pelas Relíquias da Morte foi muito singular. Adorei a parte em que a Hermione se transforma na Belatriz. Aliás, a Hermione subiu muito no meu conceito, ela ficou do lado do Harry quando ninguém (nem o Rony) ficou ao lado dele. O desfecho foi incrível, o Neville se superou, Percy sendo o filho pródigo, os alunos lutando contra os comensais da morte. A única coisa que não gostei foi de o Snape ser bonzinho no final, acho que peguei tanta raiva pelo modo como ele tratava o Harry, que não consegui gostar dele mesmo sendo o bonzinho.


Depois de ler, fiquei novamente com ressaca literária e me perguntei várias vezes porque não li antes. Agora, é uma das minhas séries preferidas. Imagino que a maioria já tenha lido, mas quem não leu, não perca mais tempo! Vale muito a pena.

Fiquem à vontade para comentar suas experiências de quando leram Harry Potter.


Beijos


14 comentários:

  1. Oi Rayssa!
    Adorei a postagem!
    Tenho que admitir que apesar de ser SUPER fa de Harry Potter e viciada nos filmes, até hoje nunca li todos os livros. Mas o meu medo é realmente esse, se no filme eu já fico agonizada com os ultimos por tudo dar errado, imagino como me sentirei nos livros! hahaha. Mas essa com certeza é uma meta minha...
    Mas fico feliz que voce também pensa como eu, sobre ter essa agonia de negatividade do livro.

    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos
    www.mypublicbookshelf.blog.com

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não li...?
    Eu comprei a coleção no submarino e estou pensando em começar a ler...
    Já vi os filmes e sempre gostei bastante...
    Mas como não tinha os livros e nem com quem pegar emprestado acabaram passando...
    Quem sabe também se torno uma das minhas favoritas...?rs

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ray, eu li alguns livros, meio fora da ordem. Porque na verdade, quando começou a febre Harry Potter, eu fui contagiada e virei potterhead. Eu já era fanática, mas ao assistir O Prisioneiro de Azkaban <3 fiquei totalmente apaixonada pelo mundo bruxo. Só fui conseguir ler o 4º, 5º, 6º e 7º livros depois de muito tempo, mas claro.. antes do lançamento dos filmes. Então, assim que lançou o 7º eu li uma cópia na internet e terminei em dois dias. Lembro que até faltei na escola para ler.. kkk Assim, ficaram faltando os primeiros livros, inclusive minha história favorita: Azkaban <3 Que bom que você pode ter essa experiência! Fico muito, muito feliz por isso!

    Beijo ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee, bem vinda ao clube dos apaixonados por Harry Potter (Potterheard), eu amo essa saga desde sempre, muito legal que você tenha gostado, o meu livro favorito é o Prisioneiro, por conta do vira tempo e do Sirius *-*

    Amei a sua resenha e me deu vontade de ler Harry novamente *-*

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Parabéns pela postagem hihi
    eu nunca li HP ><
    Meu noivo e eu temos a coleção em capa branca e tals, acho lindo, mas ainda não tive tanta força de vontade e tals.
    Apesar de ele gostar bastante.

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, ótima postagens, todos fã de HP agradecem ao cuidado, e aos que ainda não são fã, leiam!
    Ei li a série quando recém tinham lançado o segundo filme, me apaixonei perdidamente... li a coleção da escola, ainda sonho em ter aquelas de colecionador *--*
    Acho um pouco perda de tempo quem apenas lê o livro, pois tem partes que acabam não batendo...
    A narrativa é perfeita, as capas em todas as edições também, os personagens são instigantes, nos prendem, cada um com sua personalidade.
    Como sempreee digo, todos livros de série o meu favorito é o primeiro, nesse caso Pedra Filosofal, sempre o primeiro, pois é o mais distante do fim.
    Entendo o teu sentimento de falta de romance, mas o caso que não se trata de um romance né hihi, é muito mais, é aventura, é amizade, é um amor que nasce do companheirismo, em todos os casos.
    Beijnhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Harry Potter é, literalmente, mágico, né? Entendo todos os empecilhos que ficaram no seu caminho para dar início a leitura. E fico feliz que você os tenha contornado. Harry Potter foi a minha primeira série literária, então tem um valor sentimental muito forte para mim.

    Beijos.
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  8. Incrivelmente eu nunca tinha tido curiosidade para ler Harry Potter, mas agora, isso mudou... Adorei o texto ↑ e adorei saber que tinha Spoiler, rs' Afinal eu nu nunca li, então gostei de saber, mais ou menos o que vou encontrar nos livros
    *-* Adorei seu blog, você escreve muito bem :3

    http://asalvarmomentos.blogspot.com.br/2014/01/achados.html

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Eu só assisti Harry Potter, nunca li nenhum dos livros, tenho uma amiga que já leu e me falou que o livro é 1.000 vezes melhor do que o filme. Puts se eu já gostei dos filmes imagine dos livros, então sou doida varrida pra lê-los, espero um dia consegui.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. OIeee!!!
    Eu nunca li e muito menos assisti os filmes sobre Harry Potter! Tenho uma amiga que é louca por esta ficção, e todos que eu conheço e que já assistiram e leram, dizem que são excelentes... Vamos ver se um dia eu tenho coragem de ler ou de assistir :D
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rayssa!
    Ler sua resenha me trasportou novamente para o universo mágico do bruxinho rsrsrs
    acompanhei suas linhas e outra vez me vi roendo as unhas de ansiedade com algum detalhe do enredo.
    Como disse a Edlaine me deu vontade de reler os livros!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi !

    Bom, primeiramente, eu amei o post. Segundo : Eu amo Harry Potter, mas tenho que confessar que nunca li os livros e só vi os filmes. Eu já pensei em ler, mas eu confesso que tenho medo de ler, pois minhas experiencias com os filmes foram tão mágicas e tenho medo de me decepcionars filmes depois de ler.

    Beijos
    meupequenomundodeblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Eu também não li até hoje, só li o primeiro livro e nem lembro!
    Mas já vi todos os filmes e gosto muito deles. É engraçado, mas mesmo gostando dos filmes nunca senti necessidade de ler os livros. Mas esses dias tem me dado vontade... Quem sabe? Meu preferido é "...E o Cálice de Fogo". Talvez também seja no livro.
    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Owwwwnt! Amo HP! Mas só vi os DVDs, tenho quase todos. Estou esperando ter a chance de comprar o coleção toda dos livros para ler, mas não resisti a tentação e li o primeiro em PDF mesmo, por mais que eu odeie isso, rs. Que bom que você gostou, espero que você se torne uma Potterhead também, HAHA.

    ResponderExcluir