terça-feira, 1 de abril de 2014

Como caçar bons livros em sebos

Postado por Unknown - terça-feira, abril 01, 2014 - com 13 comentários

Olá leitores e leitoras, tudo bem com vocês? O que acham de irmos comprar uns livros hoje?

Está sem promoção na internet e o preço das livrarias é muito caro? 
Sem problemas, podemos dar uma volta por uns sebos e ver o que achamos.
Como que é, você não gosta de frequentar esses lugares e não tem certeza da qualidade dos produtos?

Tudo bem, então eu vou mostrar para você que sebos são ótimos lugares para se passar um tempo procurando bons livros,  vamos a algumas dicas básicas para conseguir um bom exemplar ou até mesmo livros inesperados que vamos querer comprar só pelo prazer da descoberta.

1º - Pesquisa: Saiba exatamente o que você está querendo adquirir, pesquise as edições do livro que existem em português (ou na língua que quer comprar), veja as diferentes capas (isso ajuda muito nas buscas visuais) e saiba exatamente como se escreve o nome do autor, normalmente a organização de toda livraria e sebos se dá pelo sobrenome dele.

Veja quais outros livros o autor que você procura já publicou, caso não ache o livro que esteja procurando talvez você se interesse por outra publicação do mesmo, e isso vale para gêneros parecidos. Fique de olho nos preços, assim você poderá barganhar melhor ou não pagar caro por um livro.

2º - Local ou internet?: Existem muitos sites de sebos pela internet, o que facilita muito a busca pelo exemplar que você tanto procura, muitos são confiáveis, mas estamos falando de livros usados, por esse motivo ainda mantenho a preferência de ir ao local e sentir o livro em minhas mãos e ver seu estado físico (minha opinião). 

3º - Busca: Caso opte pela internet, faça uma busca detalhada sobre o produto, veja fotos se for possível e converse com o vendedor para ver a seriedade do profissional que você está lidando.  

Caso você opte pela loja física, reserve um tempo para dar uma pequena volta  pelo estabelecimento, fique de olho atento a tudo, capas diferentes, exemplares em boas condições (é aqui que a pesquisa sobre edições entra em ação). Converse com o vendedor, ele pode lhe ajudar, já que é interesse dele vender e normalmente pessoas que trabalhão em sebos são "gente boa".

Ao escolher o livro, observe seu estado de conservação, a coloração do papel, se não está muito envelhecido ou manchado, se não está comido por algum animal tipo traças ou ratos. Observe se a capa está em boas condições e se a lombada não está descolando ou a ponto de fazer isso. Olhe não apenas os livros que estão nas prateleiras, faça uma caçada completa, observe em caixas, amontoados, todos os cantos que for permitido, pois lá pode está algo que você não procurava e ser um tesouro esquecido.

4º - Barganha: O dono do sebo tem que lucrar também, mas como se trata de um comércio mais "informal", sem um preço 100% tabelado, podemos tentar ganhar um descontinho em nossa compra. Uma boa estratégia é demonstrar o interesse por um volume, perguntar o preço, deixar de lado por um tempo e depois tentar fazer um pacote com outros livros fazendo um pouco de desconto em todos os exemplares. Ex: esse livro custa R$10,00 se eu levar esse outro junto você me vende por R$15,00 os dois?

Lógico, tudo depende da raridade, as condições e valor do livro, para saber mais como avaliar o valor de um livro, confira o nosso post sobre o assunto AQUI.

5º - Conservação e cuidados: Nós já fizemos um post sobre como conservar livros mas é sempre bom relembrar. Após a compra, se seu volume não está em perfeitas condições, ele deve receber alguns cuidados. Limpeza de capa, remover manchas e outras coisas, manter sempre o lugar limpo e arejado e tudo mais.

Espero que as dicas ajudem vocês a fazerem grandes caçadas nesse ótimos lugares para se passar um tempo, achem os que tanto procuram e muitos outros que estão esperando para serem comprados, lidos e colecionados.

Categorias:

13 comentários:

  1. Show!!
    Eu não costumo comprar em sebos porque fico com alergias aos livros guardados nesses ambientes (por melhor que sejam). Mas para quem não tem esse problema, é uma solução eficaz para ter livros os desejados sem gastar mais do que se pode! O negócio é pesquisar e negociar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Eu trabalho no centro de São Paulo e tenho milhares de sebos à minha disposição, inclusive um dos maiores, o Sebo do Messias.
    Muitos deles são bem cuidados e estão em ótimo estado. Mas se são livros um pouco mais novos, às vezes os preços de um "zero" na internet estão mais em conta.

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. aqui em sampa tem o sebo do Thiago na rua Turiaçu debaixo do minhocão se vc procurar com calma acha raridades a preço de banana...

    ResponderExcluir
  4. Oiee =)
    Boas dicas rapaz! bem tem um sebo na direção do ponto de ônibus que eu resolvi ficar, amanhã acho que vou sair mais cedo e dá uma olhada no lugar. E levar em consideração tudo o que falou.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    As sebos daqui são muito pobrinhas, mas as vezes eu dou uma passada lá, acho que já comprei uns 5 livros em ótimo estado em sebos, é uma boa maneira de ter um livro muito bom por um preço mais acessível!!

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Eu coloco uma bolinhas de naftalina na minha estante, assim dá uma durabilidade maior aos livros e eles ficam longe de insetos roedores ^^

    Adorei as dicas, serão importantes pra mim, já que quero fazer uma visitinha ao sebo :D

    Bjos ^^

    Cah
    www.livrosenerdices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Em Americana tem sebo, mas eu acho os livros caros para o estado que na maioria das vezes se encontram.
    Agora em Piracicaba tem um sebo ótimo, pela internet nunca comprei!
    Mas vale a dica, vocês poderiam dar algumas dicas dos melhores sebos online!

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas. Na minha cidade não tem muitos sebos, (também nunca tirei tempo pra procurar outros). Uma vez só entrei mesmo pra procurar um livro pra escola e outra vez só pra ver se eles não queriam comprar algum de mim. Mas pra comprar mesmo, nunca comprei em sebos. Fico meia desconfiada de onde vem, a origem e tal. As vezes podem vir de um lar cheio da macumba, e dai eu não gosto muito não.. hehehe

    Me faz uma visita http://milleguas.blogspot.com
    E curta a página no face http://facebook.com.br/milleguas

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, Ricardo.
    Adoro comprar livros em sebo, vou logo na sessão de policiais, sempre rs
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. Eu sou super adepta a comprar em sebos da minha cidade. Normalmente faço a pesquisa online, encomendo e peço para retirar na loja. Porém sempre acabo trazendo novas descobertas para casa. Adorei as dicas. Vou prestar mais atenção de agora em diante.

    Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa dica para compradores em sebos. Nunca fiz uma visitinha a sebos, pois nunca me vi comprando nada neles. Confesso que tenho um certo pré-conceito para comprar algo usado. Mas acho que não custa nada dar uma conferida e ver se vale a pena a experiência.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Nunca entrei em um sebo. Mas as dicas foram boas e acredito que irei visitar um sebo aqui da minha cidade para ver o que eu posso encontrar por lá;;;ksks

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre que posso passo por um sebo, além dos preços serem melhores lá você também encontra raridades.
    Bjokas!

    ResponderExcluir